
A poucos dias da eleição, tenho duas certezas…
Primeiro, uma boa notícia: temos bons candidatos e candidatas a deputado em São José dos Campos desta vez. Em segundo lugar, uma notícia ruim: vai faltar voto para todo mundo.
Parece estranho dizer isso frente a uma cidade que soma 539.147 eleitores aptos a votar no próximo domingo, mas uma análise detalhada do comportamento do eleitor de São José dos Campos nas últimas eleições aponta, infelizmente, nessa direção. Vai faltar voto para garantir uma bancada local representativa de deputados.
Basta analisar os números de 2022…
São José dos Campos tinha 558.140 eleitores registrados, segundo o TSE, um número maior que o atual, mas, em votos efetivos, esse patamar encolheu para 404.013 votos. Isto é, uma perda de 154.127 votos com abstenções, nulos e brancos.
Mais: se focarmos só na briga por uma vaga na Câmara Federal em 2022, do total de votos efetivos, um total de 227.975 votos foi para candidatos de fora — Eduardo Bolsonaro, Carla Zambeli e afins. Isto é, 53,43% dos votos válidos a deputado federal em São José dos Campos em 2022 foram para “estrangeiros”, gente que nunca pisou aqui. Sobraram, então, além de 13.776 votos de legenda (3,41%), um total de 162.262 votos que acabou dividido entre os candidatos da cidade na eleição de 2022. Isto é, 40,16% dos votos efetivos.
Veja só, que tristeza: 395.878 votos da cidade foram ou desperdiçados com abstenções, nulos e brancos, ou migraram para candidatos “estrangeiros”. É muito voto perdido.
Resultado: em 2022, a cidade elegeu apenas um deputado federal, Milton Vieira (Republicanos), que não dependeu apenas da votação local para chegar à Câmara Federal.
Por tudo isso junto e misturado, feito os “nove fora”, dá para dizer sem erro: se essa matemática cruel se repetir em 2026, vai falta voto. O jeito? Buscar fora, mas, nem sempre dá certo. Ou acreditar que o eleitor vai parar de jogar votos fora e focar em candidatos locais. Será?
Segue o baile
PS: Aguarde — na sequência, vou escrever outra artigo com base no mapa de votos de 2022 a deputado federal mostrando como os votos foram distribuídos entre direita, centro e esquerda. E quem pode se beneficiar disso este ano caso o cenário se repita
Veja também: Paz nos desaventos