
A Prefeitura de São José dos Campos começou nesta semana a vacinação com a Pneumo 20 para moradores com 85 anos ou mais. As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, seguindo diretriz do Ministério da Saúde, que passou a disponibilizar o imunizante para essa faixa etária pelo SUS.
A vacina protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, o pneumococo, associada a doenças como pneumonia, meningite e otite. A inclusão dos idosos com 85 anos ou mais na estratégia leva em conta a maior vulnerabilidade dessa faixa etária a formas graves dessas infecções, já que o sistema imunológico se torna menos eficiente com avanço da idade.
A indicação da dose varia conforme o histórico de vacinação pneumocócica de cada pessoa. Quem nunca recebeu esse tipo de vacina deve tomar uma dose única da Pneumo 20. Já quem já foi imunizado anteriormente, por exemplo, com duas doses da Pneumo 23, pode não ter indicação para a nova dose dentro dessa estratégia. Por isso, a recomendação é levar a caderneta de vacinação à UBS, para que os profissionais avaliem o histórico e indiquem a conduta adequada.
Veja também: Vacina Pneumo 20 passa a ser oferecida para idosos de 85 anos ou mais em Jacareí