
Um azeite produzido pela Vinícola Essenza, em Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, foi eleito o melhor do Brasil no Olio Nuovo Days 2026 e ficou em segundo lugar entre os dez melhores do Hemisfério Sul. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (21), em Paris, e marca o terceiro ano seguido em que um rótulo da vinícola fica em primeiro lugar entre os brasileiros na competição. Nesta edição, o primeiro lugar geral ficou com um azeite chileno.
Além do Mantikir Coratina, premiado com a segunda colocação, outros dois azeites da marca também receberam medalhas: o Mantikir Grappolo (Premium Gold) e o Mantikir Koroneiki (Gold). As azeitonas usadas na produção vêm da Fazenda Tuiuva, em Maria da Fé (MG), que fica a mais de 1.700 metros de altitude e é considerada o olival mais alto do mundo.
“Receber esse resultado em Paris é motivo de muita comemoração para nós. São três azeites premiados em uma competição internacional, com a Coratina novamente entre as primeiras colocadas e reconhecida como a melhor do Brasil”, comemora Herbert Sales, proprietário da Vinícola Essenza.
O concurso reuniu 58 azeites de seis países, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, África do Sul e Uruguai, avaliados por um júri internacional de chefs e especialistas em azeite.
A Vinícola Essenza vem se destacando nas últimas edições do concurso: em 2024, a Coratina levou o Best of Show, maior prêmio daquele ano; em 2025, o Grappolo chegou ao segundo lugar geral e à primeira posição entre os brasileiros.
Veja também: Com produtos nacionais e importados, Taubaté ganha maior unidade do Oba Hortifruti no país