
Um projeto do arquiteto e dançarino Gustavo Dias propôs um desafio fora da casinha aos colegas de profissão: aprender a dançar para uma grande apresentação marcada para esta quinta-feira (24), às 19h, no Teatro Municipal de São José dos Campos. Foram selecionados 10 casais voluntários, curiosos com a experiência de deixar suas zonas de conforto, a posição comum que ocupavam nas plateias, para dar seus primeiros passos com ritmo contado:
- Itiara e Carlos Vidal
- Larissa e Diego
- Isabela e Hélio
- Jacque e Samuel
- Liriane e Helder
- Ivy e Marcello
- Tamires e Caio
- Naiara e Breno
- Thayssa e Marcos
Eles tiveram cinco ensaios, com ajuda de um professores de dança, para tirar dos pés a coreografia que subirá ao palco. Estudaram passo a passo do samba de gafieira e bolero, que serão apresentados durante cerca de três minutos — longos ou curtos a depender da harmonia entre os casais. “Sempre foi um sonho meu tentar juntar esses dois lados”, revela Gustavo, que dança há 15 anos, iniciado por uma tia. “Fui assistir ela ensaiar, acabei entrando na dança de salão e nunca mais parei”, diz o arquiteto, que convidou uma banca com olhar calibrado para avaliar os colegas.
Leia também: Orquestra Joseense apresenta concerto dedicado a Brahms no Teatro Municipal; entrada solidária
No júri estarão Jaime Arôxa, um dos mais renomados professores de dança do país, com estudos aprofundados em salsa na Costa Rica e em Cuba, além do tango argentino, e uma rede de escolas de dança iniciada no fim da década de 1960; Rodrigo Thomaz, bailarino de alta performance e coreógrafo com experiência em dança de salão, ritmos urbanos, latinos e preparação corporal de artistas, participante da Dança dos Famosos; e Karina Carvalho, professora e corógrafa com mais de duas décadas na dança, um trabalho de formação internacional, que vai da Argentina ao Japão, e tem especialização em ritmos como samba de gafieira e zouk.
Os primeiros colocados serão premiados, mas por trás da competição há também uma ação social. A entrada no evento poderá ser garantida com a doação de 1kg de fubá ou farinha, e os alimentos seão entregues ao Fundo Social de Solidariedade. “Será uma ação linda em todos os sentidos”, destaca a empresária Vivi Renó, colunista do portal spriomais, que promove o evento.
Serviço
O quê: ArchDance
Quando: 24 de setembro de 2026, às 19h
Onde: Teatro Municipal — Rua Rubião Júnior, 84, 3º piso do Shopping Centro
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento, podendo ser fubá ou farinha.