
Três praças do centro de São José dos Campos vão passar por obras de revitalização nos próximos meses. As praças do Sapo, Kennedy e Maurício Cury, localizadas no eixo entre a Avenida João Guilhermino e a Rua Floriano Peixoto, receberão melhorias de acessibilidade, iluminação, paisagismo e mobiliário urbano.
A Prefeitura assinou na terça-feira (18) a ordem de serviço para o início das intervenções. A obra será executada pela empresa Cerqueira Torres, com prazo de 240 dias para conclusão.
A Praça do Sapo, oficialmente chamada João Mendes, terá a fonte revitalizada, novos bancos e lixeiras, piso acessível e iluminação de LED. Também está prevista a recuperação do paisagismo original e a instalação de um jardim vertical na parte posterior do camelódromo.


A fonte, um dos elementos mais conhecidos do espaço, será requalificada. A intervenção inclui a recuperação da bacia de mármore branco, dos elementos decorativos em formato de sapo, dos azulejos e da borda do canteiro.
Por ser um espaço preservado pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Cultural), a intervenção deverá manter as características do local.
Na Praça Kennedy, a principal mudança será na circulação dos pedestres. Toda a extensão das calçadas receberá piso tátil, além de novas pavimentações e reorganização dos canteiros.


As grades existentes serão retiradas para ampliar a permeabilidade visual da praça. A iluminação também será modificada, com luminárias embutidas no solo e refletores instalados na estrutura do ponto de ônibus para destacar a palmeira-imperial durante a noite.
Já a Praça Maurício Cury, onde está localizada a estação central da Linha Verde, terá os revestimentos substituídos e os canteiros das bordas recompostos.

(Créditos: PMSJC)

(Créditos: PMSJC)
O projeto prevê ainda a criação de uma área central de convivência, semelhante a um pequeno palco, ornamentada com uma rosácea de pedras portuguesas. O espaço também receberá novos bancos, iluminação de LED e melhorias nos postes.
Veja também: Ponte estaiada de São José será fechada para inspeção; veja cronograma