
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que dois detentos morreram durante uma confusão entre presos na Penitenciária I de Potim, no sábado (20). Outros quatro internos ficaram feridos e foram atendidos na enfermaria da unidade.
Segundo a secretaria, as mortes ocorreram durante uma ocorrência que envolveu a tomada de um detento como refém por outro preso. O caso aconteceu no início da tarde de sábado, na área de acesso de saída de um dos pavilhões.
Policiais penais iniciaram negociações para a liberação do refém e contaram com apoio do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar. De acordo com a SAP, a ocorrência foi encerrada por volta das 6h de domingo (21), quando os dois presos envolvidos se entregaram.
Durante a negociação, familiares que realizavam visitas no pavilhão onde ocorreu a ocorrência permaneceram retidos na unidade prisional. A secretaria informou que todos foram liberados em segurança e sem ferimentos.
Ainda segundo a SAP, os demais detentos permaneceram trancados em suas celas durante toda a ocorrência. As visitas foram suspensas e os visitantes dos outros pavilhões foram retirados do local.
Os presos envolvidos na confusão foram transferidos para outras unidades prisionais e responderão judicialmente pelos atos praticados.
Na manhã de domingo, a penitenciária passou por uma revista geral realizada pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR), com apoio da Polícia Militar na área externa da unidade. As visitas foram suspensas por questões de segurança.
A Secretaria de Administração Penitenciária informou que instaurou procedimento para apurar as circunstâncias da ocorrência.
Veja também: Tio é preso por armazenar fotos íntimas da sobrinha e deixa delegacia após pagar fiança