
“Quando eu era mais novo, eu esperava muito por esse dia, porque tinha eventos e campeonatos que reuniam os skatistas da cidade. Era um momento muito importante pra cena local e também pra reunir os amigos.” Esse é o relato de Filipe Bara, joseense que anda de skate desde os 5 anos de idade.
A tradição do Dia Mundial do Skate em São José foi se perdendo ao longo do tempo. Atualmente, aos 27 anos e atuando como professor na Baraboard School, Bara confessou que seus alunos sempre perguntavam sobre o Go Skateboarding Day, como é conhecida a data, e sentiu que era hora de resgatar a data.
Então ele procurou um conhecido na Prefeitura para dar a ideia de um evento para os skatistas, que foi abraçada pela Secretaria de Esportes.
A partir dessa ideia, o Centro da Juventude será palco do Sanja Skate Day neste domingo (21), a partir das 9h.
Aberto ao público, o evento é voltado para crianças, adolescentes e adultos interessados na prática do skate. Para participar das competições, os inscritos deverão doar 1 quilo de alimento não perecível. Além disso, é necessário se inscrever no formulário oficial.
“A preparação está sendo muito especial. Estamos organizando tudo com muito carinho pra que seja mais do que um campeonato, queremos que seja uma grande celebração do skate“, disse Bara.
O evento contará com uma equipe de jurados formada por skatistas profissionais.
“Eu acredito que a importância de promover ações como essa é justamente fortalecer a base, incentivar os iniciantes, valorizar os amadores e toda a cultura do skate. Tenho certeza de que vai ser uma grande festa pra celebrar o skate e tudo o que ele representa!“, destacou Filipe Bara.

A expectativa é reunir atletas, alunos, amigos e familiares em uma manhã de lazer e atividades.
Programação:
- Disputas de best trick nas categorias infantil e mirim
- Jam sessions para as categorias iniciante, amador e feminino open
- Apresentação musical com o DJ Sleep
Leia mais: Joseense voluntária na Copa do Mundo mostra bastidores antes de Uruguai x Arábia Saudita
Convidados especiais:
- Vitor Santana (@feijass) – skatista brasileiro, produtor de conteúdo e integrante do coletivo Ademafia
- Arnowldy Lanziloti (@arnowdylanziloti_) – skatista profissional conhecido na cena do skate de rua (street)
- Binho Sakamoto (@binhomilianos) – lenda viva do skate brasileiro
- Maria Valentina (@mariavalentinafhs) – joseense, atual campeã brasileira amadora e integrante da seleção brasileira júnior