Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Vacina do Butantan contra a dengue é temporariamente suspensa pelo Ministério da Saúde
    Geral

    Vacina do Butantan contra a dengue é temporariamente suspensa pelo Ministério da Saúde

    Medida preventiva foi adotada após o registro de casos graves de reações adversas, incluindo duas mortes ainda sob investigação; até o momento, não há comprovação de ligação direta com a vacina.
    9 de junho de 2026Updated:9 de junho de 2026Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    Vacina do Butantan contra a dengue é temporariamente suspensa pelo Ministério da Saúde
    (Créditos: Rafael Nascimento/MS)

    O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (8) a suspensão temporária da vacinação contra a dengue com a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. A decisão foi tomada após o registro de reações graves em alguns dos vacinados, incluindo duas mortes que ainda são investigadas.

    Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a medida é preventiva e tem como objetivo permitir uma reavaliação da estratégia de imunização enquanto os casos são analisados pelas autoridades sanitárias.

    Ao todo, cerca de 500 mil doses da Butantan-DV foram aplicadas no país até 30 de maio. Nesse universo, foram registradas 3.703 notificações de eventos adversos, o equivalente a 0,7% dos vacinados. Desses casos, 42 foram classificados como graves por apresentarem sinais compatíveis com dengue grave, o que representa 0,008% do total de pessoas imunizadas.

    Investigação dos óbitos

    Até o momento, não há comprovação de que os óbitos tenham sido causados pela vacina. De acordo com o ministério, as investigações realizadas pelos sistemas municipais e estaduais de vigilância ainda não encontraram dados suficientes para estabelecer uma relação direta entre a aplicação do imunizante e os casos registrados.

    O que é a vacina Butantan-DV?

    A Butantan-DV é a primeira vacina contra a dengue desenvolvida integralmente no Brasil e também a primeira do mundo aplicada em dose única. O imunizante foi criado pelo Instituto Butantan com o objetivo de ampliar a proteção da população contra a doença, que causa epidemias frequentes em diversas regiões do país.

    Estudos clínicos apontaram eficácia global de 79,6% contra a dengue e de 89% contra casos graves da doença, segundo dados divulgados pelo próprio instituto e publicados em revista científica internacional.

    A vacinação começou neste ano, inicialmente voltada para profissionais de saúde. Foram aplicadas cerca de 417 mil doses nesse grupo.

    Outras 83,6 mil doses foram destinadas à população de municípios que participaram de estratégias especiais de vacinação: Botucatu (SP), Nova Lima (MG), Maranguape (CE) e a região de Araguaína (TO).

    De acordo com o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan, nessas localidades não houve registro de eventos adversos graves relacionados à vacinação em massa da população.

    favorite o portal spriomais no google e acompanhe as notícias da região

    O que acontece agora?

    Com a suspensão temporária, estados e municípios deverão interromper a aplicação da vacina até que a análise dos casos seja concluída.

    O governo federal informou que reforçará a busca ativa por possíveis efeitos adversos e ampliará o monitoramento dos vacinados. O objetivo é reunir mais informações sobre os eventos registrados e garantir a segurança da população antes de uma eventual retomada da campanha.

    Ministro Alexandre Padilha afirmou que suspensão é temporária (Créditos: João Risi/MS)

    A recomendação é que pessoas que receberam a vacina nos últimos 21 dias fiquem atentas ao surgimento de sintomas como febre, dor abdominal intensa, vômitos persistentes ou outros sinais de alerta e procurem atendimento médico caso necessário.

    O que diz o Instituto Butantan

    Em nota, o Instituto Butantan afirmou que seguirá a orientação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para interromper temporariamente a vacinação enquanto a estratégia é reavaliada.

    Veja também: Cesta básica sobe pelo quarto mês seguido no Vale do Paraíba; veja a situação em cada cidade

    O instituto destacou que os casos graves registrados representam uma parcela muito pequena dos vacinados e que ainda não está confirmado se as reações têm relação com o imunizante. O órgão também ressaltou que continuará colaborando com o Ministério da Saúde e a Anvisa, fornecendo dados, realizando novos estudos e acompanhando o monitoramento dos vacinados.

    “O Instituto Butantan, como já demonstrado em casos recentes, seguirá trabalhando com o mais absoluto rigor para aprofundar as informações sobre o uso da vacina para que, em se confirmando sua segurança, a vacinação possa ser retomada em breve, com toda a tranquilidade para a população atendida pelo SUS”, afirmou o instituto em trecho do comunicado.

    casos de dengue dengue ministerio da saude vacina butantan vacina butantan dengue vacina dengue
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresIncêndio atinge PEV do Santa Júlia durante a madrugada em São José dos Campos
    Próxima Notícia Greve de servidores municipais de Taubaté chega ao 8º dia com saúde e educação afetadas

    Notícias Relacionadas

    Inscrições do Enem 2026 são prorrogadas até sexta-feira (12)

    8 de junho de 2026

    Bananinha produzida em Ubatuba aparece entre alimentos da Seleção Brasileira

    6 de junho de 2026

    Rota cargueira SJC-Miami da LATAM terá quatro voos semanais

    5 de junho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado









    Itavema Geely Itavema Geely

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.