
A Universidade Estadual Paulista (UNESP) afastou dois professores após denúncias de abusos sexuais envolvendo o campus de São José dos Campos. A informação foi confirmada pela instituição em nota divulgada nesta quarta-feira (6), que também informa a abertura de dois processos internos para apurar os casos registrados na ouvidoria.
As denúncias ganharam repercussão após uma ex-aluna de Odontologia publicar um vídeo nas redes sociais relatando ter sido vítima de um professor em abril de 2023. O caso levou à mobilização de estudantes e à realização de protestos dentro e fora da universidade.
Na segunda-feira (4), alunos já haviam feito uma manifestação pedindo providências. Dois dias depois, na quarta-feira (6), novos atos foram registrados no campus, com estudantes cobrando o andamento das investigações e medidas institucionais mais rígidas.





Ainda em nota, a Unesp afirma que reconhece o direito de manifestação, mas ressalta que o momento deve ser conduzido com responsabilidade e respeito, enquanto os procedimentos internos seguem em andamento.
As denúncias vieram a público após uma ex-aluna de Odontologia divulgar um vídeo nas redes sociais relatando ter sofrido violência sexual durante o período em que estudava na instituição. No depoimento, ela afirma que decidiu falar após outras mulheres relatarem experiências semelhantes envolvendo o ambiente universitário. O vídeo acabou ampliando a repercussão do caso e motivando a mobilização de estudantes, além da abertura de apurações internas pela universidade.
Veja mais detalhes: Ex-estudante da Unesp São José dos Campos relata violência sexual e cobra providências da universidade