Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Pref SJC – Ferias Pref SJC – Ferias

    Você está em:Início » Ministério Público arquiva pedido de investigação contra Felicio Ramuth por suposta lavagem de dinheiro
    Política

    Ministério Público arquiva pedido de investigação contra Felicio Ramuth por suposta lavagem de dinheiro

    Ramuth afirmou que recursos são da esposa, anteriores à vida pública e declarados às autoridades
    29 de abril de 2026Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    Ministério Público arquiva pedido de investigação contra Felicio Ramuth por suposta lavagem de dinheiro
    Felicio Ramuth (Créditos: Governo de SP)

    O Ministério Público de São Paulo (MPSP) arquivou, na última sexta (24), um pedido de investigação contra o vice-governador Felicio Ramuth (MDB) e sua esposa, Vanessa Piovesan Ramuth. A decisão foi da promotora Cintia Marangoni, que acolheu os argumentos da defesa do casal.

    O pedido de apuração havia sido feito pelo deputado estadual Paulo Fiorilo (PT-SP), que solicitou investigação por possíveis ilícitos civis e improbidade administrativa.

    De acordo com o Metrópoles, a denúncia foi baseada em uma cooperação internacional entre o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Justiça de Andorra para apurar suposta lavagem de dinheiro envolvendo uma conta bancária no país europeu.

    O que dizia a denúncia

    Segundo as investigações, uma conta aberta pelo casal no AdBank, em Andorra, com saldo de US$ 1,6 milhão, poderia fazer parte de um mecanismo de lavagem de dinheiro.

    As autoridades europeias apontaram que o dinheiro saiu de uma offshore no Panamá (a empresa Visio Corporation LTD S.A.), passou por uma conta no banco Safra, em Luxemburgo, e chegou a Andorra.

    A conta foi aberta em 2019, com suspeitas de “delito grave de branqueamento de capitais”, segundo relatório da Unidade de Inteligência Financeira de Andorra (Uifand).

    Defesa do casal

    Em sua defesa ao MPSP, Ramuth classificou a denúncia como “fantasiosa e politiqueira” e apresentou os seguintes argumentos:

    • A offshore no Panamá pertence exclusivamente à esposa, que não é agente pública.
    • O casal é casado em regime de separação total de bens (certidão apresentada).
    • A conta e a empresa foram declaradas à Receita Federal e ao Banco Central por Vanessa.
    • Os recursos foram adquiridos antes de Ramuth ingressar na vida pública (empresa aberta em 2009).
    • As movimentações financeiras ocorreram entre 2009 e 2011, o que ultrapassaria o prazo de 15 anos para prescrição da Lei de Improbidade Administrativa.

    Por que não foi declarado à Justiça Eleitoral?

    Ramuth explicou que não declarou os recursos no exterior ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022 porque o dinheiro não lhe pertence – a offshore e a conta são da esposa, e o regime de separação total de bens impede a partilha.

    Depoimento na Europa

    O casal prestou depoimento na investigação. Em outubro de 2025, foram pessoalmente a Andorra para apresentar sua defesa, após uma videoconferência em dezembro de 2024. Segundo Ramuth, ele comprovou a origem dos recursos à Justiça de Andorra.

    O deputado Paulo Fiorilo afirmou que vai recorrer da decisão de arquivamento.

    Leia mais: Governo suspende 3,4 milhões de multas de pedágio free flow e dá prazo para motoristas regularizarem débitos

    Lançamento de livro

    Nesta quarta (29), Felício Ramuth participa do lançamento do livro “Centro de São Paulo: Protagonistas da Transformação” , na Biblioteca Mário de Andrade, das 18h às 21h.

    Ramuth assina um dos capítulos, sobre a estratégia de enfrentamento à Cracolândia, junto com Gleuda Simone Apolinario.

    andorra brasil felicio ramuth investigacao politica sao paulo vice-governador
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresGoverno suspende 3,4 milhões de multas de pedágio free flow e dá prazo para motoristas regularizarem débitos
    Próxima Notícia Ex-caminhoneira, cantora ‘herdeira do Blues’ no Mississipi se apresenta de graça em SJC

    Notícias Relacionadas

    Jean Wyllys e Léo Áquila participam de festival LGBTQIA+ neste sábado em São José

    18 de julho de 2026

    Empresa de São José expande atuação de marketing e audiovisual para os EUA

    17 de julho de 2026

    Embraer entrega primeiro cargueiro militar C-390 Millennium à República Tcheca

    17 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    Camara SJC




    Tachão


    Itavema Itavema

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.