
O Instituto Athlon conquistou o tricampeonato por equipes no Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica 2026. A competição aconteceu entre os dias 26 e 31 de março, no Sesc Portão, em Curitiba, e reuniu atletas de todo o país.
Atual bicampeã (2024 e 2025), a equipe joseense confirmou o favoritismo e voltou ao lugar mais alto do pódio, defendendo o título.
Cinco medalhas individuais
Além do título coletivo, o Instituto Athlon somou cinco medalhas nas disputas individuais:
- Geovana Yasmin (classe BC3 feminina) – ouro
- Maria Eduarda Castro (classe BC2 feminina) – ouro
- Luiz Henrique Santiago (classe BC4 masculina) – ouro
- Jonathan Lucas Ramos (classe BC4 masculina) – prata
- Raphaela Borges (classe BC4 feminina) – bronze
Maria Eduarda Castro e Luiz Henrique Santiago tiveram papel decisivo na campanha, com atuações que contribuíram diretamente para o resultado por equipes.
A equipe já tem novo desafio pela frente: a 4ª etapa do Campeonato Paulista de Bocha Paralímpica – 2ª Divisão (classe BC4), no SESI Suzano.
Leia mais: Taubaté tem dois convocados para representar o Brasil no Grand Prix de Paratletismo
Esporte PCD em São José
O Athlon conta com apoio da Prefeitura de São José por meio da Lei de Incentivo Fiscal (LIF) do Esporte.
A cidade tem políticas públicas voltadas ao esporte para pessoas com deficiência, com ações que vão da iniciação ao alto rendimento.
Pelo programa São José Viva, são oferecidas gratuitamente oito modalidades: bocha adaptada, capoeira, dança, estimulação global, ginástica, natação, taekwondo e tênis de mesa, em diferentes regiões da cidade.
O município também apoia atletas com deficiência por meio do próprio Instituto Athlon e do programa Atleta Cidadão, que desenvolvem modalidades como ciclismo, bocha, goalball, vôlei, atletismo, xadrez, natação, karatê e judô.