
No lançamento oficial do caça F-39E Gripen, o primeiro modelo supersônico produzido na América Latina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escoltado pela nova aeronave.
“Hoje o céu do Brasil é palco de um momento histórico. Voei escoltado pelo primeiro Gripen produzido no Brasil. Um momento muito simbólico, que mostra um país que acredita em si mesmo, investe em tecnologia e reafirma sua soberania”, disse Lula.
A cerimônia ocorreu no aeródromo da Embraer, em Gavião Peixoto, na manhã desta quarta (25).
A aeronave integra um acordo com a fabricante sueca Saab, que prevê transferência de tecnologia e participação da indústria nacional no processo produtivo.
Ao todo, 36 unidades foram adquiridas, sendo 15 com montagem no Brasil.
O projeto envolve etapas de desenvolvimento, integração de sistemas e capacitação de profissionais brasileiros, com parte das operações concentradas na unidade de Gavião Peixoto.
Leia mais: Gasolina em Taubaté chega a R$ 7,49, e Procon intensifica monitoramento de preços
Veja as fotos:


Foto: Ricardo Stuckert / PR

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Foto: Ricardo Stuckert / PR