
A Prefeitura de Taubaté publicou nesta sexta-feira (20) um chamamento público para definir a organização social que ficará responsável pela gestão do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT).
O edital prevê investimento de até R$ 132,3 milhões por ano e inclui a ampliação do número de leitos e dos serviços hospitalares oferecidos à população. O valor inicial é 4,4% maior do que o chamamento anterior, publicado em 2024, mas pode ser reduzido conforme as propostas apresentadas pelas organizações participantes.
O contrato terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação dentro dos limites legais, condicionada ao cumprimento de metas e à avaliação de desempenho da entidade gestora. As propostas devem ser enviadas até 24 de abril.
Critérios para seleção
As organizações interessadas precisarão apresentar documentação de habilitação, além de plano de trabalho, plano diretor e planejamento orçamentário.
O edital exige experiência comprovada em gestão hospitalar, incluindo serviços de urgência e emergência, UTI e atendimento nas áreas clínica, cirúrgica e pediátrica.
Leia também: Chuva causa queda de barreira e interdita Estrada do Macuco, em Taubaté
Investimentos no HMUT
O chamamento dá continuidade ao processo de ampliação do hospital, que ao longo de 2025 passou de 137 para 190 leitos. No período, a unidade também recebeu melhorias como a reforma da maternidade, a abertura de uma nova UTI pediátrica e a implantação de ambulatórios de ortopedia, endoscopia e colonoscopia, além do Ambulatório Escola de Especialidades.
Parte dos investimentos foi realizada em parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté).
Segundo a prefeitura, o número de atendimentos no hospital mais que triplicou em 2025, chegando a 335.737 registros — alta de 213% em relação ao ano anterior.