
A Prefeitura de São Sebastião multou a Sabesp em R$ 100 mil por contaminação do Rio Maresias, que causou a morte de peixes, incluindo espécies nativas como acarás papa-terra e bagres.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), a fiscalização foi realizada na foz do rio após denúncia. No local, os agentes encontraram muitos peixes mortos e sentiram forte cheiro de cloro às margens do rio e em uma caixa de passagem próxima.
A equipe técnica descartou a hipótese de lançamento doméstico em grande volume e seguiu até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Maresias. Durante a vistoria, foi constatado que um dos reservatórios de hipoclorito tinha registro quebrado e peças soltas.
O hipoclorito é um produto químico usado na desinfecção da água e do esgoto. Ele é obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de soda cáustica, formando uma substância aquosa e alcalina que contém, em geral, entre 10% e 13% de cloro ativo. Em níveis adequados, é utilizado para eliminar microrganismos. Em excesso, porém, pode ser tóxico para organismos aquáticos.
A análise dos dados operacionais pela Prefeitura mostrou que, entre os dias 23 e 26 de fevereiro, houve pico de dosagem de hipoclorito de 7,59 partes por milhão (ppm), além de registros em torno de 4 ppm — valores acima do permitido pelas normas técnicas.
A Sabesp contrariou os estudos do município e afirmou que “a unidade conta com monitoramento contínuo, cujos dados mostram que os parâmetros legais foram cumpridos, inclusive no período mencionado.”

De acordo com a Prefeitura, o excesso de cloro na água pode afetar o sistema respiratório dos peixes e provocar a morte dos animais. Os registros coincidem com o período das denúncias e com a constatação dos peixes mortos no rio.
Veja: Após dar à luz em aldeia isolada por enchente, mãe indígena e bebê são resgatados em São Sebastião
Além da multa, foi emitida notificação para que a Sabesp apresente relatórios de dosagem de cloro dos últimos meses. O caso foi comunicado à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e a Prefeitura informou que segue monitorando o Rio Maresias.
A Sabesp, em nota, informou que a Estação de Tratamento de Esgoto Maresias segue rigorosamente todos os protocolos ambientais, de segurança e qualidade, da chegada do esgoto à estação até a devolução do efluente tratado à natureza.
“A empresa mantém diálogo permanente com os órgãos ambientais, a quem irá apresentar todas as informações. A Companhia reforça ainda o importante papel da ETE Maresias na preservação do meio ambiente de São Sebastião”, afirmou a companhia.