
A Sabesp preparou um pacote de ações para o carnaval de 2026 em todo o estado de São Paulo, incluindo o Vale do Paraíba e o Litoral Norte.
Com a chegada dos foliões e as altas temperaturas, o consumo de água dispara. Em alguns lugares, pode ficar até 50% acima do normal, de acordo com a companhia. Para evitar que falte água, a companhia montou uma operação que vai até o dia 22 de fevereiro.
Leia mais: Prefeitura de SJC inicia obra em cratera no Jardim Imperial; rua terá nova drenagem
Equipamentos extras na região
Ao todo, a Sabesp mobilizou:
- 288 caminhões-pipa para abastecimento em áreas críticas;
- 114 geradores de energia;
- 10 estações móveis de tratamento de água (ETAs);
- 157 bombas para situações de emergência.
Todo esse equipamento está distribuído em áreas de grande movimento, como Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Além disso, as equipes de campo foram reforçadas e a companhia criou um sistema especial de monitoramento para detectar e resolver problemas com mais rapidez.
De acordo com Débora Longo, diretora de Operação e Manutenção da Sabesp, o plano foi pensado para os desafios desta época do ano.
“Esse esforço da companhia é voltado a minimizar os impactos de possíveis problemas e garantir que o abastecimento ocorra dentro da normalidade, mesmo diante de grandes eventos. A Sabesp se preparou para atender à população o mais rápido possível”, afirmou.