
A Defesa Civil do Estado de São Paulo inicia, nesta quinta (18), as vistorias técnicas nas áreas mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Ilhabela, no Litoral Norte.
O temporal, que causou a morte de dois idosos e deixou um rastro de destruição, ainda mantém 120 pessoas desalojadas no município, de acordo com a Prefeitura.
Uma equipe especializada do órgão estadual foi enviada à cidade para auxiliar no mapeamento detalhado dos danos e na elaboração de um plano de recuperação das regiões atingidas.
Leia mais: Ponte é interditada após rachaduras serem identificadas no bairro Água Branca, em Ilhabela
Paralelamente às vistorias, um caminhão com ajuda humanitária da Defesa Civil estadual e do Fundo Social de São Paulo segue para Ilhabela nesta quinta.
A carga, composta por itens de necessidade básica, tem o objetivo de apoiar diretamente as famílias impactadas pelo temporal.
Volume de chuva
Em Ilhabela, o local mais castigado da região, foram registrados 154 milímetros em 24 horas.
Considerando todo o Litoral Norte, choveu, em poucas horas, o volume médio previsto para três semanas inteiras.
A intensidade e a concentração da chuva superaram a capacidade de drenagem do solo e das estruturas urbanas.
Vítimas são identificadas
As duas vítimas fatais das fortes chuvas em Ilhabela foram oficialmente identificadas:
- Artemio Guedes, 78 anos: morreu ao ser atingido pelos escombros de um muro e por uma onda de lama quando fechava o portão de sua casa no bairro Barra Velha.
- Angelo Ricardo Repetto, 84 anos: foi arrastado pela correnteza na Avenida Faria Lima, no bairro Água Branca, após a elevação brusca do nível de uma cachoeira próxima.
As equipes de Defesa Civil municipal e do Corpo de Bombeiros continuam atendendo ocorrências e prestando assistência às famílias desalojadas, que estão abrigadas com parentes ou em escolas públicas abertas para essa finalidade.