
São José dos Campos recebeu, nesta quarta (3), a certificação inédita ISO 37125, que avalia o desempenho em 133 indicadores ESG (ambientais, sociais e de governança).
A entrega ocorreu às 10h no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), durante o Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Pública.
No mesmo evento, São José recebeu as recertificações ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123, mantendo a classificação platina em todas as normas de cidades inteligentes, sustentáveis e resilientes.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Mario William Esper.
Leia mais: Feira de química do ITA é ‘start’ para estudantes de engenharia
São José dos Campos carbono neutro
A gestão municipal afirmou que o próximo desafio é tornar São José a primeira cidade carbono neutro do Brasil.
A iniciativa conta com parceria do IPT, USP e Fapesp, envolvendo mais de 100 pesquisadores e 37 instituições. O projeto é desenvolvido desde dezembro de 2024, segundo a Prefeitura.
O modelo já moveu uma iniciativa nacional coordenada pela ANAMMA (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a CNBB.
“Nos próximos três anos, essa ação vai permitir que todos os municípios brasileiros tenham seus inventários de emissões de gases de efeito estufa concluídos e suas equipes capacitadas”, destacou a Prefeitura.
Entre as ações já colocadas em prática, o prefeito Anderson Farias (PSD) destacou o uso de fazenda fotovoltaica, a frota de veículos elétricos da Guarda Civil Municipal e o projeto da frota de 400 ônibus 100% elétricos.
“Nós fizemos um inventário de emissões para termos uma base daquilo que precisamos atacar. Também estamos usando biogás para produzir energia elétrica, além do uso de biodigestores nas escolas.”
Anderson também ressaltou que a tarefa não depende só da Prefeitura, mas também dos moradores, empresas e indústrias.
“São políticas públicas implementadas dentro da nossa administração, seja municipal, estadual ou federal, que motive cada cidadão para implementar essas soluções”, concluiu.
Certificações
São José dos Campos já é certificada pela ABNT há quatro anos:
- 2022: Primeira certificação nas normas ISO 37120, 37122 e 37123
- 2023-2024: Recertificação anual conforme diretrizes da ABNT
- 2025: Manutenção da classificação platina após auditoria
A ISO (International Organization for Standardization) é uma entidade internacional que define padrões de qualidade adotados por governos e empresas em todo o mundo.