
A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) dá o pontapé inicial na Operação Verão 2025-2026 nesta segunda (1º).
O plano, que vai até 31 de março, é uma força-tarefa para tentar driblar os estragos que o período de chuvas fortes pode causar na cidade. A ideia é prevenir e reduzir ao máximo os danos materiais, com foco na segurança da população.
Na reta final da preparação, a Defesa Civil de SJC e outros órgãos municipais se reuniram no Cefe (Centro de Formação do Educador) para alinhar as últimas estratégias.
O objetivo é garantir uma atuação coordenada e rápida no enfrentamento de deslizamentos e inundações, problemas comuns nessa época do ano.
Monitoramento 24h e o “Zé Garoa” nas ruas
As equipes da Defesa Civil ficam de olho nos índices de chuva, fazem vistorias em áreas de risco e correm para atender as ocorrências.
Uma das novidades para a população são as ações educativas com o personagem Zé Garoa.
Os agentes vão distribuir uma cartilha com dicas em uma linguagem super simples, explicando como se prevenir de enchentes, alagamentos e deslizamentos. O guia será entregue em feiras e locais com muita circulação de joseenses.
Receba alertas de chuva direto no seu celular
Você pode ser avisado com antecedência quando uma tempestade forte estiver a caminho. O serviço de alertas por SMS da Defesa Civil é gratuito.
Para se cadastrar é fácil:
- Envie uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199.
- Na mensagem, informe um ou mais CEPs das regiões que você quer monitorar (da sua casa, trabalho, etc.).
- Você passará a receber os boletins de tempo sempre que houver risco de eventos climáticos nessas áreas.
Números de emergência
Em caso de necessidade, não hesite em ligar:
- Emergências gerais (inclusive incêndios): 193 (Corpo de Bombeiros)
- Emergências e ocorrências: 190 (Polícia Militar – Centro de Operações Integradas)
- Serviços e informações da Prefeitura: 156 (telefone, aplicativo ou site)