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    Leilão define concessão das travessias por balsa em SP; sistema inclui ligação São Sebastião-Ilhabela

    Leilão na Bolsa de Valores define nesta quinta (13) a empresa que vai operar o sistema de travessias em 14 trechos do estado; investimento previsto é de R$ 2,5 bilhões em contrato de 20 anos
    13 de novembro de 2025Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
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    Leilão na Bolsa de Valores define nesta quinta (13) a empresa que vai operar as travessias por balsa em SP, com investimento previsto de R$ 2,5 bilhões e contrato de 20 anos.
    Concessão acontece por meio de PPP (Créditos: Governo de SP)

    O Governo de São Paulo realiza, nesta quinta-feira (13), às 16h, na sede da B3 (Bolsa de Valores), o leilão que vai definir a empresa responsável pela operação do sistema de travessias de balsa do estado.

    O pacote inclui 14 trechos aquaviários, entre eles a ligação entre São Sebastião e Ilhabela, considerada uma das mais importantes do sistema por ser a única conexão rodoviária entre a ilha e o continente.

    Parceria Público-Privada

    A concessão será feita por meio de uma parceria público-privada (PPP) com duração de 20 anos e prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões ao longo do período.

    Segundo o governo estadual, o objetivo é modernizar o serviço com a troca gradual das embarcações por balsas elétricas, melhorias nos terminais, adoção de novas tecnologias e obras em acessos e infraestrutura.

    Quem está na disputa pelo sistema de balsas

    Quatro empresas apresentaram propostas para disputar o contrato:

    • Acqua Vias SP – Internacional Marítima Ltda
    • Comporte Participações S.A
    • Consórcio Travessias SP
    • CS Infra S.A

    O vencedor será anunciado após a abertura dos envelopes, marcada para esta quinta, na capital paulista.

    Atualmente, o sistema de travessias transporta cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. No caso de São Sebastião e Ilhabela, o trecho é vital para a população local e o turismo. O trajeto de pouco mais de dois quilômetros é operado 24 horas por dia e costuma enfrentar longas filas em feriados e finais de semana.

    A expectativa do governo paulista é que a nova concessionária consiga reduzir o tempo de espera e oferecer maior regularidade nas viagens, inclusive em dias de vento forte, quando o serviço costuma ser suspenso.

    Leia também: Em obra histórica, dragagem vai recuperar área de atracação da travessia São Sebastião–Ilhabela

    Modelo de concessão

    De acordo com o modelo de concessão, a empresa vencedora ficará com 20% da arrecadação das tarifas, enquanto os outros 80% serão pagos pelo governo estadual.

    O projeto foi elaborado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e aprovado em abril pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com 62 votos a favor e 16 contra.

    Tarcísio afirma que a modernização é necessária para resolver os problemas de operação e infraestrutura que afetam o sistema.

    A fiscalização do contrato ficará sob responsabilidade da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Além da travessia de São Sebastião e Ilhabela, o pacote inclui outros trechos, como Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Ilha Comprida e Iguape–Juréia.

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