Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Da janela do Helbor
      • Educação Conectada
      • ESG na Prática
      • Ofício das Palavras
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Gaia

    Você está em:Início » A Espanha visceral em São José: família Guerrero celebra os 20 anos do Festival Internacional de Flamenco. Olé!
    Da janela do Helbor

    A Espanha visceral em São José: família Guerrero celebra os 20 anos do Festival Internacional de Flamenco. Olé!

    12 de setembro de 2025Updated:12 de setembro de 2025Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    A Espanha visceral em São José: família Guerrero celebra os 20 anos do Festival Internacional de Flamenco. Olé!

    O sonho da família Guerrero sempre foi embalado pelo “som das palmas, pelo canto profundo e pelos tacones que ainda ecoam como corações apaixonados”, diz Ana Guerrero, às vésperas de mais uma edição do Festival Internacional de Flamenco, que acontece de 26 a 28 de setembro, em São José dos Campos.

    Os tacones são aqueles sapatos especiais que arrancam vigorosos sons dos tablados. E eles certamente farão parte da cena desta que é a vigésima edição do festival, um exemplo de resistência artística, um brado profundo que mantém acesa uma chama ancestral de música e bailado espanhóis – “um turbilhão de cores, sons e movimentos”.

    A família Guerrero tem conseguido com o Festival trazer o flamenco para mais perto do Brasil. “Queremos fazer dessa arte — tão visceral, tão espanhola, algo vivo também por aqui”. Ana conta que o festival “começou pequeno, como tudo que é feito com amor: uma roda de artistas, uma plateia curiosa, alguns amigos fieis. O que é feito com alma sempre floresce”.

    “Vieram os anos, os encontros, os mestres da Espanha, os talentos brasileiros, os aplausos, os olés, as lágrimas de emoção”, até a celebrada vigésima edição e uma plateia cada vez mais atenta.

    Você pode gostar: ‘Memórias que Tocam’: documentário joseense será inscrito em festivais de cinema a partir de 2026

    Quem assina a produção do evento é a Escola e Produção de Dança Ana Guerrero & Talita Sánchez. Não falta orgulho ao anunciarem a confirmação das artistas espanholas, Pastora Galván, bailaora sevilhana, e a cantaora jerezana Carmen Grilo (qualificações do modo de ser flamenco para artistas que interpretam de maneira profunda cantos e bailados), juntas pela primeira vez no Brasil, e Eugenio Romero, cantor argentino, além de um elenco de músicos e bailaoras com relevância na cena flamenca brasileira.

    Ana Guerrero em sua juventude no flamenco (Créditos: Reprodução/Instagram)

    O evento começará com a “charla” com as artistas Pastora Galván e Carmen Grilo, seguida de um tradicional Tablao Flamenco (canto e dança na intimidade flamenca) com artistas nacionais convidados.

    A programação segue com as ações formativas, workshops internacionais e nacionais, Master Class, Mercado Flamenco, gastronomia espanhola e dois dias de apresentações no Teatro Municipal. Haverá ainda uma mostra aberta de dança com a participação de grupos vindos de vários estados do Brasil e que contará com a participação especial do Grupo Flamenco vindo do Panamá.

    Para o encerramento, o espetáculo internacional Mujeres Flamencas, com as artistas espanholas Pastora Galván e Carmen Grilo, o cantor Eugenio Romero, com direção artística de Talita Sánchez.

    “Nesta caminhada de 20 anos, resultado de muito trabalho e empenho para divulgar e engrandecer a arte flamenca, abrimos espaço e incentivamos a produção de eventos, formação de novas plateias, bem como, projetamos o nome de São José dos Campos a nível nacional e internacional, como polo gerador de cultura, empregos diretos e indiretos, movimentação da economia criativa, formação de novos talentos e desenvolvendo muitas atividades na área da música, dança, canto, gastronomia  elementos que fazem parte da cultura flamenca e espanhola”, diz Ana Guerrero.

    Programação

    Dia 26 de setembro – 19h30

    “Charla” com as artistas Pastora Galván y  Carmen Grilo e Tablao Flamenco com artistas nacionais convidados

    • Show Time Music Bar — av. Anchieta, n° 523 — Jardim Nova América

    Dia 27 de setembro – 20h

    • Mostra aberta de Dança – grupos inscritos e convidados

    Dia 28 de setembro – 18h

    Espetáculo Internacional Mujeres Flamencas

    Teatro Municipal São José dos Campos — r. Rubião Júnior, 84, 3º piso — Shopping Centro

    Dias 27 e 28 de setembro – das 9h às 15h

    Workshops nacionais e internacionais, mercado flamenco e gastronomia espanhola

    Fundação Cultural Cassiano Ricardo — Espaço Olívio Gomes — av. Olívio Gomes, s/n – Santana, ao lado Parque da Cidade

    Ingressos

    • Ambrone Café Empório — av. 9 de julho, n° 153 — Vila Adyana
    • Hyde Park — av. Cassiano Ricardo, n° 401 – Jardim Aquarius
    • Informações (12) 99742-7790
    bailaor familia guerrero festival internacional flamenco flamenco palco sao jose dos campos sjc tablado tablao

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    José Guilherme Ferreira

    José Guilherme Ferreira

    Escritor, jornalista e editor, José Guilherme Rodrigues Ferreira é formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi editor-chefe do Diário do Comércio e participou de equipes nas redações da TV Globo, Agência Estado, Agência Folha, Jornal da Tarde e Globo Rural. É autor de Vinhos no Mar Azul, agraciado em 2009 com o Gourmand World Cookbook Awards, e de O Almofariz de Deméter.
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresPM apreende 29 máquinas caça-níqueis em bingo clandestino no Centro de SJC
    Próxima Notícia Bolsonaro condenado a 27 anos de prisão: o que acontece agora?

    Notícias Relacionadas

    Debate público na Câmara discute a concessão do Parque da Cidade Roberto Burle Marx

    31 de outubro de 2025

    Idosos sobem ao palco no The Vovoice, na Casa do Idoso em São José dos Campos

    31 de outubro de 2025

    São José Basketball anuncia saída do técnico Régis Marrelli

    31 de outubro de 2025
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários

    Camara SJC







    Visite São Convention Bureau – 1 Visite São Convention Bureau – 1

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    A diagramação, o design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.
    Balanços e editais também podem ser divulgados na publicação.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2025 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.