
A Festa Literomusical de São José dos Campos (FLIM) confirmou os primeiros nomes que participarão da edição de 2025: a escritora e crítica literária Noemi Jaffe, o escritor e jornalista Xico Sá e o escritor e professor Cristhiano Aguiar.
O evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Parque Vicentina Aranha, e terá como tema “Eu sou porque nós somos”. A curadoria é assinada por Alice Penna e Costa, Tania Rivitti e Bia Mantovani, com assistência de Bruna Fernanda.
Considerado o principal festival literomusical do Vale do Paraíba, a FLIM oferece uma programação gratuita que reúne autores, músicos e artistas em mesas literárias, apresentações, oficinas e lançamentos.
O evento também é reconhecido pelas ações de inclusão e acessibilidade, como tradução em Libras e materiais em braile.
Noemi Jaffe
Noemi é doutora em Literatura Brasileira pela USP, professora de literatura e escrita e autora de obras como O que os cegos estão sonhando, A verdadeira história do alfabeto — vencedor do Prêmio Brasília de Literatura em 2014 —, Irisz: as orquídeas, Não está mais aqui quem falou e Lili: Novela de um luto.
Seus lançamentos mais recentes são Escrita em movimento: sete princípios do fazer literário e Te dou minha palavra, publicado em 2025. Desde 2016, mantém o Centro Cultural Literário Escrevedeira, em parceria com Luciana Gerbovic e João Bandeira.
Confira também: Fotógrafo conta o que comeu durante estadia em aldeia Yanomami: anta, mutum, jabuti e… macaco-prego
Xico Sá
Nascido no Crato (CE), é escritor, jornalista e um dos principais cronistas brasileiros contemporâneos. Participou de programas de televisão como Amor & Sexo, Saia Justa, Papo de Segunda, Redação Sportv e Cartão Verde. Recebeu prêmios como Esso, Folha, Abril e Comunique-se. É autor de livros como Big Jato, Os machões dançaram, A Pátria em Sandálias da Humildade e Sertão Japão. Seu romance A Falta foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2022 e, em 2024, lançou Cão Mijando no Caos, pela Editora Planeta.
Cristhiano Aguiar
O paraibano é escritor, crítico literário e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Publicou os livros de contos Na outra margem, o Leviatã (2018) e Gótico nordestino (2022), obra vencedora do Prêmio Clarice Lispector de Melhor Livro de Contos da Biblioteca Nacional. Também integrou a antologia Granta: Os melhores jovens escritores brasileiros, lançada em 2012.
Com esses três primeiros convidados, a FLIM 2025 inicia a divulgação de sua programação, que deve trazer outros escritores e artistas.