
Imagine conversar com uma obra de arte feita de embalagens descartadas. A partir de 2 de agosto, o Centro Cultural do SESI de São José dos Campos recebe a exposição “Ecotoy ART GPT: As embalagens têm muito a dizer!”, onde 15 bonecos criados com resíduos plásticos ganham vida através de inteligência artificial.
Desenvolvidos por jovens artistas, as obras interagem com o público, respondendo perguntas sobre sua criação, reciclagem e impacto ambiental em tempo real.
Idealizado em 2011 pelo designer Ricardo Lima de Mello, o projeto surge como resposta à crise do plástico no Brasil, quarto maior poluidor mundial do material, que recicla menos de 2% de seus resíduos.
Paralelamente à mostra, oficinas gratuitas ensinarão visitantes a construir seus próprios “Ecotoys” com embalagens reutilizáveis.
A visitação ocorre de quarta a domingo, das 10h às 20h, até 30 de novembro.
Confira também: Com manobra histórica, Rafael Tomé, skatista joseense, é vice em etapa do campeonato brasileiro