A Comissão de Ética da Câmara Municipal de São José dos Campos concluiu que o vereador Thomaz Henrique (PL) cometeu excessos em falas consideradas homofóbicas e transfóbicas. A decisão foi tomada após a análise de uma denúncia apresentada por João Vitor, representante da comunidade LGBTQ+, que pedia a cassação do parlamentar.
O relatório, com 58 páginas, reúne prints, vídeos e declarações públicas do vereador, além de documentos da Polícia Civil e do Ministério Público, que indiciaram Thomaz Henrique por transfobia e apontaram discursos com elementos de homofobia. A Justiça Eleitoral também já havia reconhecido os excessos.
A Comissão de Ética, formada pelos vereadores Zé Luiz, Gilson Campos, Petite, Lino Bispo e Milton Vieira, optou por aplicar apenas uma advertência verbal ao parlamentar. O relatório foi encaminhado ao presidente da Câmara, Roberto do Elevem, que poderá acatar a recomendação ou abrir um processo de cassação no plenário.
Em resposta, Thomaz Henrique negou as acusações e afirmou estar sendo perseguido por defender sua liberdade de opinião. Segundo ele, há uma tentativa da comunidade LGBT de impor uma agenda e cercear sua atuação política.
Manifestação pede cassação do vereador
Na última quinta-feira (26), manifestantes se reuniram em frente à Câmara Municipal, por volta das 15h, para protestar a favor da cassação do mandato do vereador. Os participantes, que carregavam bandeiras do movimento LGBTQ+, criticaram as falas do parlamentar e cobraram uma punição mais severa por parte das autoridades.
O caso segue em aberto, dependendo agora da decisão do presidente da Casa sobre os próximos passos.
Veja também: Dica de rolê cultural: exposições no Vicentina Aranha para conferir numa tacada só