
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está mapeando os cidadãos brasileiros que pretendem sair de Israel após o recente agravamento do conflito com o Irã. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (20), a representação diplomática informou que está monitorando a situação de segurança no país e disponibilizou um formulário online para cadastro dos interessados em deixar o território israelense.
O preenchimento do formulário é necessário para todos os brasileiros, independentemente da idade, que queiram sair do país. A embaixada ressaltou, no entanto, que ainda não há um plano concreto de repatriação ou evacuação organizada.
Com o fechamento do Aeroporto Ben-Gurion e do espaço aéreo israelense – exceto para voos com permissão especial -, a saída por fronteiras terrestres tem sido a única opção disponível. A embaixada alertou que esses deslocamentos devem ser feitos por conta própria e que a assistência consular nesses casos é limitada. Os postos de fronteira estão operando em horários específicos, sujeitos a mudanças conforme a evolução do conflito.
O governo israelense reduziu o nível de alerta na maior parte do país para “Atividade Limitada” na quinta-feira (19), medida que deve vigorar até este sábado (20). A embaixada brasileira reforçou o alerta consular em vigor desde outubro de 2023, que desaconselha viagens não essenciais para Israel.