
Um momento raro foi registrado por biólogos e turistas durante um passeio de avistamento de baleia em Ilhabela.
Na última sexta (13), uma baleia-jubarte surpreendeu ao saltar a poucos metros da embarcação, em uma cena espetacular capturada em vídeo.
O passeio foi conduzido pelos biólogos e instrutores de mergulho Larissa Gakiya Uema (27) e Daniel Munhoz Jordão de Lima (24), que atuam com ecoturismo há cerca de três anos.
Eles relataram que seguiam todas as normas de segurança quando a baleia surgiu repentinamente.
“Como biólogo, instrutor de mergulho e apaixonado pela natureza, posso afirmar que essa cena foi raríssima, linda, inesquecível, brutal e extremamente perigosa. Tanto para nós, quanto para baleia que poderia ter nos matado e se ferido gravemente caindo em nosso barco”, disse Daniel em sua publicação.
Leia mais: São José dos Campos lança projeto de R$ 31 milhões para reduzir emissões de carbono
A legislação brasileira estabelece normas rigorosas para evitar perturbações aos animais marinhos. Entre as principais regras estão:
- Distância mínima de 100 metros da baleia
- Máximo de duas embarcações por grupo de animais
- Tempo limitado a 30 minutos com motor ligado nas proximidades
- Motor deve ficar em neutro durante a observação
- Proibido perseguir, bloquear o caminho ou mergulhar com as baleias
Com a chegada de junho, as baleias-jubarte começam a migrar da Antártica em direção ao nordeste brasileiro, onde se reproduzem em águas mais quentes.
Até agosto, é comum avistá-las no Litoral Norte, especialmente em cidades como São Sebastião e Ilhabela, onde os passeios turísticos se intensificam.