
A Akaer, empresa de engenharia e tecnologia com sede em São José dos Campos, foi selecionada para desenvolver a cabine pressurizada do WindRunner, o maior avião já projetado no mundo.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (17), durante o Paris Air Show, um dos principais eventos da aviação global.
O projeto é liderado pela empresa norte-americana Radia, especializada em soluções logísticas para setores estratégicos como energia, defesa, aeroespacial e resposta a desastres.
A Akaer será responsável pelo desenvolvimento completo da cabine pressurizada da aeronave, que é considerada um dos principais desafios técnicos do projeto.
- Embraer exibe os detalhes do carro voador fabricado no Brasil
- Eve fecha contrato de R$ 1,3 bilhão para venda de até 50 carros voadores
As dimensões do maior avião do mundo
Segundo a Radia, o WindRunner terá capacidade de carga útil de até 80 toneladas e volume interno de 7.700 metros cúbicos, 12 vezes o volume de carga de um Boeing 747. A aeronave também terá 108 metros de comprimento, 24 metros de altura e envergadura de 80 metros.
O avião foi projetado para transportar cargas de grandes dimensões para áreas remotas ou com infraestrutura limitada, com foco em turbinas eólicas, que podem atingir mais de 100 metros, satélites e veículos blindados.
O WindRunner será capaz de pousar em pistas não pavimentadas de apenas 1.800 metros, o que permite operações em regiões remotas e sem infraestrutura aeroportuária especializada.