Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Presépio do Museu do Folclore em São José começa a ser montado com identidade rural
    Cultura

    Presépio do Museu do Folclore em São José começa a ser montado com identidade rural

    Soynaara Maria Faria, de 58 anos, dará toque pessoal ao tradicional presépio com elementos de sua vivência rural
    19 de novembro de 2025Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    Presépio do Museu do Folclore em São José começa a ser montado com identidade rural
    Soynaara é responsável pela montagem do presépio (Créditos: Divulgação)

    A montagem do tradicional presépio do Museu do Folclore Angela Savastano, em São José dos Campos, começou na terça (18) sob a responsabilidade da contramestre da Folia de Reis do Mestre Zé Mira, Soynaara Maria Faria Araújo Pires de Morais, de 58 anos.

    Natural de Arapeí, no Vale do Paraíba, esta é a primeira vez que ela vive a experiência de montar o presépio do museu.

    “O sentimento é de gratidão e, com certeza, nossa participação este ano será muito especial“, destaca Soynaara, que todos os anos participa das manifestações do ciclo de Natal.

    Leia mais: Mês da Música em São José segue com shows de Bruna Black, rodas de jongo e rock nacional

    Tradição familiar

    A arte de montar presépios é uma herança que atravessa gerações na família de Soynaara. Ela aprendeu com a mãe, Tereza Maria, que por sua vez havia aprendido com a avó Etelvina.

    “Até hoje todas as minhas irmãs ainda montam presépios em suas casas, assim como eu faço todo ano“, conta a contramestre, que também é artesã e instrumentista.

    Filha do artesão José Luiz Faria Araújo, conhecido por confeccionar mastros, bandeiras de santos e bonecões carnavalescos, Soynaara cresceu nas tradições populares da região.

    Presépio com identidade rural

    O presépio que está sendo montado terá elementos da vivência rural de Soynaara, incluindo galinhas, cachorros, lago com gansos, além de cenas que contam a trajetória, anunciação e nascimento de Jesus.

    “Pretendo contar a trajetória do sim de Maria até o nascimento de Jesus“, enfatiza a artesã, que utilizará peças de autoria própria e outras do acervo do museu.

    Inauguração e homenagem histórica

    O presépio será aberto ao público no dia 7 de dezembro, com a presença de cinco folias de reis de São José.

    A data também marcará a comemoração dos 28 anos de criação do museu e a oficialização do novo nome: Museu do Folclore Angela Savastano.

    A homenagem à folclorista Angela Savastano, falecida em agosto, foi estabelecida pelo Decreto Municipal 20.014/2025.

    Ela foi idealizadora e uma das criadoras do Museu do Folclore, deixando um legado fundamental para a cultura popular na região.

    O Museu do Folclore Angela Savastano é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997, com gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular).

    angela savastano brasil cultura museu do folclore presepio sao jose dos campos sjc vale do paraiba
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresMês da Música em São José segue com shows de Bruna Black, rodas de jongo e rock nacional
    Próxima Notícia Nova ala do Hospital Francisca Júlia vai atender jovens dependentes químicos pela rede pública

    Notícias Relacionadas

    Talita Cadeirante, candidata a deputada estadual – Eleições 2026

    3 de setembro de 2026

    Jéssica Marques, porta-voz da Bancada Feminista do PSOL – Eleições 2026

    3 de setembro de 2026

    Depois de NY e Londres, São José recebe exposição com obras de Michelângelo na Capela Sistina em tamanho real

    3 de setembro de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado










    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.