
O museu CARDE, em Campos do Jordão, dá início no dia 19 de junho a um evento que neste inverno, promete aquecer o coração dos colecionadores e entusiastas de carros, trazendo Ferraris, Rolls-Royce e diversos outros veículos raros. A primeira edição da Winter Sale, um leilão que tem caráter beneficente, traz uma seleção de veículos clássicos, obras de arte e mais.
De 19 de junho a 12 de julho, o CARDE exibirá uma mostra especial com cerca de 30 veículos clássicos e raros. Os interessados poderão avaliá-los pessoalmente no museu, a apenas 10 minutos do centro de Campos do Jordão, e fazer lances antecipados por meio de uma plataforma online. Alguns lotes terão lance livre, e haverá também a opção de compra imediata (buy it now).

A seleção de automóveis é vasta, incluindo joias como um Ford Phaeton 1933, dois Volkswagen Fusca Split Window (produzidos até 1953), e ícones do luxo como o Rolls-Royce Silver Cloud II (a partir de 1959) e o Bentley R-Type (lançado em 1953).
Para os interessados no leilão, ele terá formato híbrido, combinando venda online e um pregão presencial.
Para os amantes da velocidade, a esportividade estará presente com modelos emblemáticos como o Corvette Stingray L48 1974 e a Mercedes-AMG GT Black Series de 2020. A casa de Maranello será representada por Ferraris icônicas: a 348 Spider, do início da década de 1990, com baixíssima quilometragem, e a 308 GTSi, lançada no início dos anos 1980, ambas com o design atemporal de Pininfarina. Veículos especialmente raros, como o Toyota Bandeirante Xingu Bernardini, versão militar da década de 1980, também estarão disponíveis.

Além dos automóveis, o evento contará com uma curadoria especial de itens de memorabilia automotiva e obras de arte. Rodas de Mercedes-Benz, Porsche Speedline e Ferrari F50, e uma bomba de combustível dos anos 1940, são alguns dos objetos históricos que prometem encantar colecionadores.
As obras de arte estarão em exposição no tradicional Hotel Toriba, o mais alto e antigo de Campos do Jordão, fundado em 1943. O catálogo inclui fotografias artísticas de automobilismo, o óleo sobre tela “Vaso de Margaridas”, de Gino Bruno, e a impressão “Mulheres”, de Flávio de Carvalho.

Museu CARDE
Inaugurado em novembro de 2024, O CARDE se destaca por contar a cultura e a história do Brasil, especialmente do século XX, tendo o automóvel como fio condutor.
Ele é uma iniciativa da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) e fica localizado em meio a uma floresta de araucárias, oferece uma experiência imersiva com ambientes organizados por décadas, combinando veículos históricos com obras de artistas renomados, como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Frans Krajcberg e Vik Muniz.
O CARDE, localizado a 170 quilômetros de São Paulo, em meio a uma floresta preservada de araucárias em Campos do Jordão. Com ambientes imersivos que retratam as décadas do século XX, o museu oferece uma experiência sensorial única, com iluminação teatral, cenografia detalhada, painéis de LED de alta definição, sistema de som 5.1 e monitores touchscreen.
Quanto custa o ingresso do museu CARDE
Os ingresso para o museu CARDE custam R$ 80 (meia-entrada) e R$ 160 (inteira).
O benefício à meia-entrada é concedido para:
- Idosos com mais de 60 anos, mediante comprovação de RG;
- Jovens até 17 anos, mediante comprovação de RG;
- Estudantes a partir de 18 anos, mediante comprovação de carteirinha;
- PCD, mediante documento de comprovação;
- Professor, mediante documento de comprovação.
Entrada cortesia:
Crianças de até 6 anos não pagam e jordanenses, somente às quintas-feiras, têm entrada gratuita (sujeita à disponibilidade).
Horário de funcionamento:
- De quinta a segunda-feira, das 10h às 18h
Endereço:
- Rua Benedito Olímpio Miranda, 280 – Alto da Boa Vista – Campos do Jordão
Ações filantrópicas
O caráter beneficente é um dos pilares da Winter Sale. Parte do montante arrecadado com a comercialização dos veículos e 100% do valor da venda das obras de arte e itens de memorabilia serão revertidos para as ações filantrópicas da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), uma instituição independente e sem fins lucrativos que atua diretamente em Campos do Jordão.
A FLMA, que completa 17 anos em 2025, desenvolve projetos transformadores nas áreas de arte, cultura, educação, saúde e desenvolvimento social. Anualmente, mais de 700 crianças e adolescentes de Campos do Jordão participam de cursos artísticos profissionalizantes nos Núcleos de Dança, Música e Teatro, abrindo portas para novas oportunidades de vida.
A Fundação também mantém o Núcleo de Saúde, em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), oferecendo atendimento gratuito a alunos, familiares e colaboradores, com mais de 100 mil consultas, exames e procedimentos por ano, incluindo o pioneiro serviço de hemodiálise na cidade, estendido à população local em parceria com a prefeitura.
Confira também: Apaixonado por carros, pequeno Gabriel visita grande museu