A comitiva para Israel liderada pelo vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), e integrada por prefeitos paulistas, entre eles três do Vale do Paraíba, está retida em Paris após os ataques lançados pelo governo israelense contra o Irã na manhã desta segunda-feira (13), no horário local.
O grupo seguia viagem ao Oriente Médio, onde participaria da EXPOMUNI, a maior feira mundial sobre inovação e soluções inteligentes para cidades.
A agenda oficial incluía ainda encontros com autoridades israelenses, como representantes do Parlamento (Knesset), do Ministério das Relações Exteriores e o prefeito de Tel Aviv.
Segundo Felicio, além dos compromissos técnicos e institucionais, a viagem também possuía um contexto político. A comitiva visitaria locais atacados pelo grupo militante islâmico Hamas em outubro de 2023. “
Comitiva aguarda retorno ao Brasil
Os prefeitos do Vale do Paraíba que integram a comitiva são Anderson Farias (PSD), de São José dos Campos, Caê (Republicanos), de Campos do Jordão, e Junior Filippo (PSD), de Guaratinguetá.
Segundo a assessoria de Anderson Farias, o grupo neste momento está no Aeroporto de Paris, onde faria uma conexão, mas teve o itinerário interrompido devido ao fechamento do espaço aéreo israelense após a escalada do conflito.
Ainda não há previsão para retorno da comitiva ao Brasil.
Ataque de Israel ao Irã
Israel declarou estado de emergência e anunciou ter realizado ataques “preventivos” contra alvos estratégicos no Irã. De acordo com o governo israelense, a operação, batizada de “Nação de Leões”, teve como foco instalações ligadas ao programa nuclear iraniano, sob a justificativa de neutralizar ameaças existenciais ao país.
A mídia estatal iraniana confirmou a morte de importantes líderes militares do país, incluindo o comandante das Forças Armadas, Mohammad Bagheri, o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, e o general Gholamali Rashid, vice-comandante das Forças Armadas.