O prefeito Anderson Farias (PSD), de São José dos Campos, gravou um vídeo diretamente de Paris para atualizar sobre a situação da comitiva paulista que tinha como destino Israel nesta semana.
Liderada pelo vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), a viagem foi interrompida na França, onde o grupo fazia uma conexão, após os ataques de Israel ao Irã nesta sexta-feira (13).
Anderson afirmou que ficou sabendo do conflito de madrugada, ainda dentro do avião, e que ao chegar em Paris a comitiva passou algumas horas no aeroporto até que fosse transferida para passar a noite em um hotel.
“Chegamos em Paris já sabendo o que tinha acontecido. O nosso voo [para Israel] já tinha cancelado, ficamos no aeroporto por algumas horas até que a companhia solicitou que a gente ficasse hoje aqui em Paris e amanhã, sábado, ou domingo, já providenciando o nosso retorno para o Brasil”, explicou o prefeito.
Apesar do contratempo, Anderson comemorou não ter chegado a Israel antes que o conflito estourasse, caso de outros prefeitos brasileiros, como Álvaro Damião (União), de Belo Horizonte, e Cícero Lucena (PP), de João Pessoa, que tiveram que se abrigar em bunkers durante o ataque..
“Deu errado a nossa missão, mas não chegamos até lá, graças a Deus. Falar da guerra, algo inadmissível, difícil de entender. A gente quer que cesse logo essa guerra e tudo termine, fique na paz“, desejou Anderson.
Quem está na comitiva paulista que viajava para Israel
Além de Anderson, também fazem parte da comitiva os prefeitos Caê (Republicanos), de Campos do Jordão, Junior Filippo (PSD), de Guaratinguetá, Odair Silva (Republicanos), de Barretos, Ricardo Silva (PSD), de Ribeirão Preto, e Roberto Cacciari Filho (PL), de Urupês.
Eles viajavam para participar da EXPOMUNI, considerada a maior feira do mundo voltada a soluções inteligentes para cidades. A agenda previa ainda encontros com autoridades locais, como representantes do Parlamento israelense (Knesset), do Ministério das Relações Exteriores e o prefeito de Tel Aviv.
Veja: Bolsonaro nega golpe, pede desculpas e encerra fase de interrogatórios no STF
Segundo Felicio Ramuth, a viagem também tinha um peso político. Os integrantes planejavam visitar regiões atacadas pelo grupo militante Hamas em outubro de 2023.
A escalada da tensão internacional, no entanto, falou mais alto. Após ataques israelenses a alvos no território iraniano na manhã desta sexta-feira (13), no horário local, o espaço aéreo de Israel foi fechado, inviabilizando a entrada de voos comerciais.