
A Prefeitura de São José dos Campos ampliou a distribuição gratuita de repelentes como parte das ações de prevenção e combate à dengue.
Desde terça (18), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade passam a oferecer o produto, que será entregue diretamente nas residências com casos confirmados da doença e para idosos acima de 80 anos, grupo considerado mais vulnerável.
A iniciativa foi reforçada com a doação de 5 mil frascos pela MCG Laboratórios, fortalecendo as estratégias de enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Como funciona a distribuição?
- Entrega domiciliar: Agentes comunitários de saúde farão a entrega do repelente nas casas onde há moradores com diagnóstico positivo de dengue ou idosos acima de 80 anos.
- Retirada nas UBS: Caso a visita não seja realizada, um familiar ou residente no mesmo local poderá retirar o frasco na UBS de referência, apresentando o documento de identificação do paciente ou idoso.
Leia mais: São José confirma primeira morte por febre amarela
A chefe da Vigilância Epidemiológica, Tereza Cardozo, destacou que o repelente é um aliado essencial para reduzir a circulação do vírus:
“O mosquito pode picar alguém doente e transmitir a dengue para outras pessoas dentro da casa ou na vizinhança. Com essa estratégia, protegemos não apenas o paciente, mas também quem convive com ele e toda a comunidade.”
Recomendações
- Isolamento domiciliar: Pacientes com diagnóstico positivo devem permanecer em casa para evitar a transmissão da doença.
- Uso do repelente: A aplicação regular do produto ajuda a prevenir picadas do mosquito, reduzindo o risco de contágio.
Contexto da dengue
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em ambientes com água parada.
Os sintomas incluem febre alta, dores musculares, manchas na pele e, em casos graves, hemorragias. A prevenção é a melhor forma de combater a doença, com medidas como:
- Eliminar criadouros de mosquitos.
- Usar repelentes e telas de proteção.
- Manter ambientes limpos e secos.