
A Praia de Itamambuca em Ubatuba foi cenário de um fenômeno natural deslumbrante na noite da última sexta-feira (7): ondas do mar emitindo um brilho azul fluorescente.
Este espetáculo, conhecido como bioluminescência, encantou moradores e turistas presentes no local.
Influenciador fez belos registros durante a noite em Itamambuca
O influenciador Leonardo Dantas (@vidacaicara.uba), que conta com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, esteve na praia com amigos para acompanhar o fenômeno e compartilhou os registros impressionantes em seu perfil.
“Pra mim foi inédito ver no Itamambuca com essa intensidade. Não sabemos até quando fica e nem se vai diminuir ou aumentar, a dica é que quando a lua sé põe fica muito mais visível!”, escreveu na legenda de um dos posts.
O que é a bioluminescência
A bioluminescência acontece por causa da presença de pequenas algas chamadas Noctiluca scintillans, que têm a capacidade de brilhar no escuro. Esse brilho surge quando há uma grande concentração dessas algas na água, um fenômeno chamado bloom, que costuma ocorrer no verão.
Veja também: Carlos Nobre recorda como surgiu interesse pela Amazônia: ‘Brigadeiro Paulo Victor fez algo belíssimo’
A luz aparece quando a água é agitada, seja pelo movimento das ondas, pela passagem de barcos ou até por pessoas nadando. Isso acontece devido a uma reação química dentro das algas, na qual uma substância chamada luciferina entra em contato com uma enzima chamada luciferase, resultando na liberação de luz.
O efeito é semelhante ao brilho dos vagalumes e cria um espetáculo natural impressionante, deixando o mar com um tom azul fluorescente durante a noite.
Parte da praia imprópria
De acordo com o último boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado na quinta-feira (6), a praia de Itamambuca está parcialmente imprópria para banho.
A área próxima ao Rio Itamambuca, que deságua no mar, está com bandeira vermelha, enquanto a maior parte da praia permanece com bandeira verde.