Moradores das 39 cidades do Vale do Paraíba podem deixar suas impressões sobre o turismo local em uma pesquisa promovida pelo Governo de São Paulo para analisar o impacto do turismo em todo o estado.
O questionário anônimo pode ser respondido em cinco minutos e reúne uma série de afirmações com as quais o cidadão pode concordar ou discordar parcial ou completamente (acesse aqui).
Entre elas estão “O turismo é bom para minha cidade”, “O turismo eleva o custo de vida na minha cidade” e “O turismo promove a integração entre visitantes e a comunidade local”.

No caso de São José dos Campos, a pesquisa permite que os moradores também respondam o questionário sobre a percepção do turismo no distrito de São Francisco Xavier.
Veja mais: SJC alcança categoria máxima no ranking de cidades com maior fluxo turístico
O estudo está sendo aplicado pelo CIET (Centro de Inteligência e Economia do Turismo), ligado à Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, e está segmentado por cidade. As respostas podem ser enviadas até o dia 4 de fevereiro.
Vale ressaltar que os municípios que atingirem 200 respostas vão receber uma análise detalhada conduzida por especialistas estaduais.
Segundo o governo estadual, na edição do ano passado a pesquisa fechou com quase 18 mil respostas válidas de 393 municípios. Em 2025, o estudo já ultrapassou 15.800 participantes.
Acompanhe também: