Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Ano começa com o Cadastro Nacional de pets
    Animais Ok

    Ano começa com o Cadastro Nacional de pets

    6 de janeiro de 2025Updated:7 de janeiro de 2025Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Os cães e os gatos de todo o País ganharam o direito de ter uma Carteira de Identidade com validade em todo o território nacional. Documento parecido com o nosso. O início do projeto está previsto para este mês de janeiro de 2025.

    O governo federal criou o Cadastro Nacional de Animais Domésticos, algo inédito no país, que vai funcionar por meio da conta Gov.br dos tutores dos pets.

    Tutores poderão fazer Cadastro Nacional dos pets já a partir deste mês
    Tutores poderão fazer Cadastro Nacional dos pets já a partir deste mês (Créditos: Reprodução/Pexels)

    Ao cadastrar seu cão ou seu gato no sistema, os tutores terão direito de emitir a carteira de identidade deles, útil para o caso de viagens pelo país e nas campanhas de vacinação promovidas pelo poder público.

    Os tutores terão que inserir no sistema os dados do animal, as vacinas já tomadas e o endereço em que residem. No entanto, nesta primeira semana de janeiro, o autor da coluna acessou a conta Gov.br e o Castrado Nacional de Animais Doméstico ainda não estava disponível para os usuários.

    O sucesso do cadastro nacional dos pets vai depender muito da participação dos tutores e da confiança destes no sistema. A inscrição é voluntária e gratuita.

    Leia mais de Animais Ok

    Se o projeto for bem-sucedido, será de grande importância também para medidas de saúde pública, uma vez que cães e gatos podem transmitir algumas doenças às pessoas. Tendo um raio-x da população de cães e gatos no País pode-se pensar em linhas de trabalho, como vacinação contra a doença raiva mais bem elaboradas.

    Além disso, um Cadastro Nacional deve inspirar medidas e pesquisas sobre o bem-estar animal e orientar com maior precisão as campanhas de castração públicas, nas regiões onde são mais necessárias.

    A teoria é boa, mas a prática é que vai dizer se a novidade vai dar certo e se veio para ficar!

    Acompanhe também:  

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    Ricardo Osman

    Ricardo Osman

    Nascido no Rio de Janeiro, Ricardo é formado em Comunicação Social pela UFRJ e em Medicina Veterinária pela FMU, em São Paulo. Autor de livro sobre uma vira-lata (Estrela e o Quarteto Mágico), também mestre em Saúde e Bem-Estar Animal.
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresGreve dos coletores de Jacareí chega ao fim após notificação da Prefeitura
    Próxima Notícia Em busca da primeira vitória na Copinha, Taubaté enfrenta Inter de Minas

    Notícias Relacionadas

    Um novo herói das focas do Havaí

    13 de maio de 2026

    Fim do paladar cruel obtido com os patos!

    1 de maio de 2026

    Príncipe Harry aos pés da cachorrinha Gigi

    20 de abril de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado






    Vista Santana


    Itavema Geely Itavema Geely

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.