Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Da janela do Helbor
      • Educação Conectada
      • ESG na Prática
      • Ofício das Palavras
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Visite São Convention Bureau – 2 Visite São Convention Bureau – 2

    Você está em:Início » Vamos churrasquear
    Cozinha sem Chef

    Vamos churrasquear

    6 de dezembro de 2024Nenhum comentário7 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Dezembro, mês das comemorações de final de ano! Reuniões em bares, restaurantes, salões de festas, sítios… O importante é confraternizar. Cada um pode ter a sua preferência pelo tipo de festa, mas quando se fala em churrasco… É o rei! Indiscutivelmente. Então, vamos churrasquear!

    Tentaremos passo a passo ajudá-los nessa tarefa. Cabe aqui uma ressalva – procurei diversos churrasqueiros para tentar pegar alguma dica extra mas todos estão muito ocupados – por que será, né? Mas continuarei insistindo… Quem sabe numa próxima!

    Como fazer churrasco com Anderson Correa, do Dom da Carne
    Com Anderson Correa, do Dom da Carne (Créditos: Arquivo pessoal)

    Agora que já decidimos onde vai ser, quem compra a carne, quem compra a bebida etc, vamos ao que interessa!

    Leia também: Festas de fim de ano: o drama, a comédia e o churrasco

    Como fazer churrasco

    Passo 1 – O fogo

    Acender a churrasqueira sempre foi uma das maiores dificuldades. É impressionante como esquecemos de comprar aqueles acendedores automáticos. E aí começam as soluções que em 90% das vezes, são garantias de insucesso! E não é piada! 

    O método mais difundido, sem dúvida, é o álcool. Graças, que agora só em gel. Cansei de atender acidentes, muitas vezes graves, muitos com crianças, decorrente do uso incorreto do produto.

    O gel, é menos inflamável, dessa forma, fica mais difícil atear fogo ao carvão, e este por vezes queima e o carvão não. Então, coloque o álcool em gel numa boa quantidade.

    Monte o carvão de modo a ter ar circulando – lembre-se que para ter fogo, precisa ter oxigênio! Espere o carvão absorver esse álcool, e depois, com um papel enrolado, como uma tira passando pelo carvão.

    Pode usar um pão embebido em álcool? E em óleo? Sim! O importante é montar a estrutura de carvão conforme já mencionei! Na época da faculdade, quando ainda líamos jornais, utilizava 4 folhas do mesmo, daquelas duplas, enrolava-as na diagonal e amarrava-as numa garrafa pet. Fazia a montagem do carvão em torno dessa estrutura. Tirava então a garrafa (então poderia estar cheia ou vazia, poderia ser uma de cerveja também, não importa) e colocava fogo no papel de cima – sempre dava certo!

    Aguarde de 30 a 40 minutos até atingir o fogo ideal para o churrasco grelhado. O fogo deve ser forte, sem labaredas e com o braseiro quente.

    Para manter a brasa sempre acesa e quente, no ponto ideal de calor, nunca deixe de alimentá-la. Coloque algumas pedras de carvão novas ao lado do seu braseiro e mexa lentamente para que este se incorpore na brasa.

    Mas atenção: não coloque em excesso. Conheça o seu fogo! Não coloque a carne no fogo ainda frio para pingar gordura e ajudar no fogo. A carne irá perder líquidos, vai cozinhar  ao invés de assar e vai perder sabor e textura! Evite também jogar água no fogo! Além de diminuir a temperatura da mesma, ainda levanta fuligem que acaba impregnando a carne.

    Passo 2 – Salgar a carne

    Agora que o fogo está aceso, e aguardamos a temperatura ideal, vamos salgar a carne. Essa é uma questão muito debatida que divide opiniões entre os churrasqueiros.

    Existem algumas regras para se usar a salga correta dependendo do tipo de carne e de churrasco que será feito. No churrasco grelhado, tanto a suculência quanto a maciez da carne devem ser os protagonistas.

    Dessa maneira, sal e pimenta-do-reino bastariam para amplificar o sabor ao invés de mascará-lo com excesso de temperos. Assim, um sal (fino) temperado com pimenta do reino numa proporção de 80/20 é uma ótima pedida.

    Abaixo um breve descritivo e sugestão para o uso de sal:

    Sal grosso: Popular entre os churrasqueiros, nem sempre é a melhor opção – é o caso dos grelhados. Em preparos de longo prazo, como assados e espetos, é a escolha ideal. No churrasco fogo de chão, por exemplo, a granulometria grossa e irregular faz com que a carne absorva o sabor à medida em que o sal derrete. 

    Sal de parrilla: Equivale ao sal grosso com granulação menor. É o mais indicado para o churrasco grelhado. O sal parrillero é muito difundido na Argentina e apresenta algumas vantagens em relação ao sal grosso. Dissolve-se mais rapidamente, o que possibilita melhor absorção na carne e garante uniformidade ao aplicar.

    Flor de sal: É um sal marinho mais delicado do que os comuns. Seus cristais crocantes são formados na superfície da água e recolhidos de forma artesanal. Os flocos derretem com facilidade na boca. Devido à delicadeza e sabor marcantes, é comumente utilizado para finalizar as carnes.

    Quer dizer que só levar o sal grosso está errado? Errado não, mas com certeza, não terá o resultado perfeito. Sempre fiz assim, adoro aquele salgadinho na carne, tem que bater na carne para não ficar salgada demais, são sempre boas desculpas e não vou dizer que não são bem vindas. Afinal, estamos em festa! Fazer corretamente e melhorar o que todos comem não atrapalha, pelo contrário, só melhora. 

    E se não quiser usar somente sal? 

    Rub ou dry rub: mistura de temperos e especiarias utilizados para realçar o sabor das carnes antes do cozimento, especialmente em métodos como grelhar, assar ou defumar – açúcar mascavo, páprica, pimenta caiena, alho e cebola em pó, cominho. Mas estes podem variar, conforme a carne que se vai utilizar – por exemplo, no cordeiro, alecrim, hortelã, nos peixes associados com cítricos.

    Chimichurri: molho tradicional na Argentina e Uruguai, é feito à base de ervas frescas, pimenta, azeite e vinagre. No churrasco, costuma ser utilizado para regar a carne após o seu cozimento. Combina muito bem com diversos tipos de carnes e legumes.

    Assis Cantu, este amigo que acompanho desde o Chão Sulino 
    Assis Cantu, este amigo que acompanho desde o Chão Sulino (Créditos: Arquivo pessoal)

    Passo 3- Assar/Grelhar a carne

    Aqui cabe uma explicação técnica que pode fazer toda a diferença. 

    • Reação de Maillard – processo químico que ocorre quando proteínas e açúcares reagem ao calor, resultando em sabores e aromas complexos, e na coloração dourada de alimentos. É uma reação fundamental na culinária, especialmente na preparação de carne, contribuindo muito para a profundidade de sabor e na textura. 

    Colocar a carne então próximo do fogo, na temperatura certa – Coloque a mão a uma distância de 30 centímetros do fogo. O tempo máximo que você deve aguentar nessa posição é 5 segundos. Coloque a carne, e espere fazer aquelas marcas da grelha, podendo vira-las 90 graus para uma marcação mais bonita.

    Vire de lado assim que os sucos comecem a aparecer – queremos o suco dentro da carne! Então, nada de garfo!!! Feito isso, pode transferir a carne para um ponto mais alto da churrasqueira a depender do ponto da carne que deseja servir. Sugiro colocar alguns tijolos, de um lado para diminuir a distância do fogo, caso a sua churrasqueira não a tenha. 

    Acompanhe as carnes para servi-las no ponto correto. Um truque para sabermos o ponto da carne – pressionar a carne levemente e comparar sua consistência com a da “almofadinha” da mão. Mão aberta: mal passada; polegar- indicador: ponto menos; polegar-dedo médio: no ponto; polegar -anelar: ponto para bem; polegar-mindinho: bem passada. 

    Antes de servir, deixe a carne descansar. Como  mencionamos anteriormente, queremos os sulcos dentro da carne. A reação de Maillard ajuda a prendermos os sulcos no interior da carne. Mas estes tendem a tentar fugir do fogo. Dessa forma, deixando-as descansarem os sulcos vão se redistribuir no interior da mesma, deixando-a suculenta por completo.

    Claro que o assunto é extenso. Tem livros, aulas, além de diversos outros tipos de churrascos como parrilla, texano. Mas abordaremos esses em outras oportunidades.

    Agora que já tem um manual básico, mão a obra! Se não for o churrasqueiro da vez, poderá opinar a respeito. Com respeito e conhecimento! 

    Acompanhe também:

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    * A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

    Dr. Sidney Sredni é neurologista, mas também tem outra paixão: a cozinha! Desde 1984, ele vem aperfeiçoando suas habilidades culinárias e técnicas em cursos, leituras e viagens. Essa jornada, que começou por necessidade, logo virou um hobby sério e parte fundamental de sua terapia pessoal.
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresCom R$ 4,8 bi, orçamento de SJC em 2025 será 5% maior do que em 2024
    Próxima Notícia José Marengo, do Cemaden, está entre os cientistas mais influentes do mundo

    Notícias Relacionadas

    Um brinde a um ano de histórias, sabores e descobertas

    12 de novembro de 2025

    Rooftops: o encanto dos topos que viraram destino

    31 de outubro de 2025

    Terraço Itália: tradição, sofisticação e o sabor da história paulistana

    24 de outubro de 2025
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários

    Disk




    NIPBR



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    A diagramação, o design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.
    Balanços e editais também podem ser divulgados na publicação.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2025 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.