Coincidência? Não. Não há acaso neste tipo de crime, que aumenta consideravelmente durante os feriados, na época das festas de fim de ano e nas férias. É quando pessoas inescrupulosas querem viajar e não hesitam em deixar para trás cães e gatos, filhotes ou idosos, largando-os nas ruas ou praças.
A falta de planejamento e de organização financeira também contribuem para o abandono dos pets nas férias.
No Brasil, o abandono de animais domésticos é crime, e a lei prevê detenção e multa para o réu.
Esse tipo de abandono de pet, que aumenta no verão, não é crueldade registrada apenas no Brasil. Ocorre também na Europa!
A França é país conhecido pelos inúmeros casos de abandono de cães e gatos durante as férias de verão, que lá ocorrem em junho e julho (estação quente no hemisfério norte).
O problema é recorrente de tal forma que organizações protetoras dos animais fazem campanhas educativas em todos os anos e de alerta sobre o crime.
A Sociedade Protetora dos Animais da França (Société Protectrice des Animaux, a SPA) informa em seu site que existem várias razões para o abandono de pets no país: mudanças de residência, separações de casais e problemas financeiros. Mas o mais importante, em primeiro lugar nesta lista, são as férias de verão dos franceses.
“Todos os verões, recolhemos mais de 10.000 animais vítimas destes abandonos de férias”, diz a nota no site, da direção da SPA. Atenção, você leu direito, são dez mil!!
Por aqui, no Brasil, não temos ainda estatísticas confiáveis.
Quem ama, nunca abandona. E há possibilidades, sim, de curtir boas férias com os pets ou de deixá-los em locais seguros e apropriados: tanto no Brasil quanto na França existem roteiros turísticos que podem ser feitos com os pets e são inúmeras hoje em dia as ofertas de hotelzinho para cães ou de catsitter, profissional para os bichanos.
Onde denunciar abandono de animais
Quem testemunhar o crime de abandono de animais domésticos no Brasil deve chamar a Polícia Militar ou a Polícia Militar Ambiental de seu estado. O abandono é tratado como qualquer outro crime previsto em lei e há departamentos da Polícia Civil para esse tipo de investigação.
Acompanhe também: