Um militar do Exército Brasileiro foi preso no Comando de Aviação do Exército (Cavex) em Taubaté, nesta segunda-feira (21), durante a Operação Overlord, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Santa Catarina.
A operação tem como objetivo desarticular um grupo investigado por promover discursos de ódio, antissemitismo e planejamento de atos violentos.

O militar, que ocupa a patente de cabo e é um “praça temporário”, é suspeito de participar ativamente de encontros neonazistas. Embora as acusações não estejam diretamente ligadas às suas funções militares, o GAECO destacou que “seu conhecimento em táticas de combate e armamentos eleva o risco associado à sua participação no grupo”.
A Operação Overlord resultou na prisão preventiva de quatro integrantes do grupo e no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em cinco estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Sergipe e Rio Grande do Sul. Além da prisão em Taubaté, as ações foram realizadas nas cidades de São Paulo, Curitiba, Aracaju, Cocal do Sul, Jaraguá do Sul, Pomerode e Caxias do Sul.
As investigações revelaram que o grupo, autodenominado skinheads neonazistas, organizava eventos em que eram exibidas bandeiras com suásticas e eram proferidos discursos de ódio. Os membros do grupo utilizavam o símbolo do Sol Negro, associado à supremacia ariana, e realizavam rituais de iniciação para novos integrantes.
Acompanhe também: