Uma nova série documental dirigida pela cineasta Joseense Iara Cardoso e produzida pelo grupo Storm promete desvendar os segredos das tempestades na Amazônia em uma jornada de descobertas científicas e visuais.
“Caça Tempestades” é prevista para estrear em janeiro de 2025 e será exibida no canal History e no programa Fantástico, da TV Globo. Na produção, Iara se junta ao pai, o cientista Osmar Pinto Junior, especialista em raios, e ao repórter Ernesto Paglia, que apresenta a série.
O trio, que já havia se reunido há 11 anos em “País dos Raios”, também exibida pelo Fantástico, começou a nova aventura em Manaus, capital do Amazonas, onde embarcaram em expedição inédita para investigar os fenômenos extremos que ocorrem na maior floresta tropical do mundo.
Com uma impressionante média de 300 mil tempestades anuais, a Amazônia é uma das três áreas do mundo com a maior incidência de raios, junto com a África Central e a Indonésia.
A estimativa é de que a região seja atingida por cerca de 50 milhões de raios por ano, alguns deles conhecidos como super-raios, descargas elétricas que podem liberar até 150 mil Amperes – e que o grupo planejar registrar pela primeira vez na Amazônia.
De acordo com reportagem publicada na National Geographic pela jornalista científica Avery Schuyler Nunn, o termo “super-raio” foi cunhado em um estudo publicado em 1977 para designar raios que perfuravam o céu com mil vezes mais luz e energia do que um raio comum.
Iara também dirigiu a série “A Era dos Humanos”, disponível no globoplay e apresentada pelo ator Marcos Palmeira. A produção foi dividida em quatro episódios e cada um deles é representado pelos quatro elementos: ar, fogo, água e terra.
O documentário, eleito o melhor de um festival de cinema em Londres, traz reflexões sobre como os sentidos, emoções e pensamentos dos seres humanos estão por trás das mudanças climáticas.
Acompanhe também:
Em uma tarde, as ruas de São José dos Campos (SJC) já registraram três capotamentos de veículos seguidos nesta quinta-feira …
1 dia atrásOs vereadores Eugênio Zwibelberg (Avante), Junior JR e Josué D’Menor (Podemos), investigados por esquema de rachadinha, foram afastados dos cargos.
Outros …
Os cemitérios municipais de São José dos Campos (SJC) contam com um recurso de localização a fim de facilitar o …
2 dias atrásO trem-bala RioSP, projetado para operar a partir de junho de 2032, promete transformar a mobilidade entre São Paulo e …
2 dias atrásA segunda edição do Vale do Paraíba Restaurant Week começa nesta quinta-feira, 31 de outubro. Com menus completos a preços …
2 dias atrásCom a chegada das festas de fim de ano, que movimentam o comércio local, os shoppings de São José dos …
2 dias atrásO CenterVale Shopping, em São José dos Campos (SJC), fará uma atividade especial chamada “Caça aos Doces” em comemoração ao …
4 dias atrásA Prefeitura de Guararema anunciou que não terá programação e nem decoração de Natal neste ano.
Em comunicado publicado pelo Instagram …
Um acidente na rodovia Carvalho Pinto, em São José dos Campos, deixou três pessoas mortes e outras três feridas na …
4 dias atrásUm vendedor de paçoca teve seus produtos jogados no chão na tarde desta segunda-feira (28) no Jardim Aquarius, em São …
4 dias atrás