Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais


    Você está em:Início » Criador do INPE comemora ‘primeiro centenário’ como um garoto entre amigos
    Geral

    Criador do INPE comemora ‘primeiro centenário’ como um garoto entre amigos

    25 de setembro de 2024Updated:25 de setembro de 2024Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    A decoração com flores de merengue, morangos, damascos e outras frutas cuidadosamente agrupadas sobre o bolo retangular ajudariam a entregar um pouco da idade do aniversariante Fernando de Mendonça se não fosse o aviso de “100 anos” feito de chocolate.

    Apesar de ter nascido em dezembro, o fundador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) já comemorou entre amigos nesta terça-feira (24) “um século de vida”.

    fernando de mmendonça e márcia, sua esposa, em aniversário de 100 anos do pesquisador
    Mendonça e Márcia, sua esposa (Créditos: Fabiano Roxo/Facebook)
    bolo do aniversário de 100 anos de fernando de mendonça, decorado com merengue e frutas
    (Créditos: Fabiano Roxo/Facebook)
    fernando de mendonça bebendo champanhe em emsa com amigos em seu aniversário de 100 anos
    (Créditos: Fabiano Roxo/Facebook)

    A festa aconteceu no CAEB (Centro Ambiental Eduardo Bonetti), em São José dos Campos, onde Mendonça, a esposa Márcia Barberio e um pequeno grupo se encontram todo mês. “Ontem foi o que chamamos jocosamente de ‘festejos comemorativos do primeiro centenário'”, brincou Márcia.

    O engenheiro elétrico e pesquisador apareceu feliz da vida nos registros dos amigos publicados no Facebook, que também resiste ao tempo e se mantém como um baú de memórias para bastante gente.

    Leia mais: Fundador do INPE revela qual a tecnologia mais impressionante que viu na vida

    Alcimar Lima homenageou Mendonça com um micropoema: “O tempo não passa, sou eu compasso”. Fabiano Roxo, reitor do Centro Universitário Etep, que não pôde estar presente, compartilhou as fotos recebidas da comemoração e também deixou os parabéns. “Tenho plena certeza de que foi uma celebração grandiosa, à altura de sua trajetória incrível. Seu legado é uma verdadeira inspiração para todos nós”, escreveu em seu perfil.

    A trajetória de Fernando de Mendonça 

    Fernando de Mendonça nasceu em 2 de dezembro de 1924, em Guaramiranga, no Ceará. Após concluir o ginásio no Liceu do Ceará, ingressou na Força Aérea Brasileira em 1943 e serviu no Grupo de Bombardeio do Recife até 1948. Posteriormente, atuou na Diretoria da Aeronáutica Civil, colaborando na organização do serviço de inspeção e exames para pilotos civis.

    Em 1951, iniciou o curso de Engenharia Eletrônica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), onde se graduou com “Summa cum Laude” – uma honraria por obter a máxima qualificação possível em uma titulação universitária.

    Após a graduação, obteve uma bolsa da Capes para estudar na Universidade Stanford, onde completou o PhD em Radiociência com o apoio da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos.

    Estudos espaciais

    De volta ao Brasil, Fernando desempenhou um papel fundamental na criação da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE) e na construção da Base de Lançamento de Foguetes no Rio Grande do Norte.

    Entre 1963 e 1976, participou da criação e foi o primeiro diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), coordenando o treinamento de pesquisadores e promovendo a cooperação internacional com instituições como a NASA e centros de pesquisa europeus. Hoje, o auditório do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE leva o seu nome.

    Nos anos seguintes, Mendonça promoveu o intercâmbio de cientistas latino-americanos e participou de importantes projetos internacionais de sensoriamento remoto e telecomunicações. Em reconhecimento ao seu trabalho, recebeu várias condecorações, incluindo a Ordem do Mérito Aeronáutico e o Prêmio Força Aérea Brasileira.

    Durante a década de 1970, o pesquisador se destacou na área de telecomunicações e teleducação no Brasil. Em 1977, assumiu o cargo de Diretor Executivo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), onde liderou o treinamento de cientistas para o Programa Nuclear Brasileiro. A partir de 1983, passou a atuar no setor privado, especialmente em telecomunicações via satélite.

    Acompanhe também:

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresProjota fará show em SJC no feriado de Nossa Senhora Aparecida
    Próxima Notícia Vai para o trono ou não vai?

    Notícias Relacionadas

    Morre aos 95 anos a professora Zélia Ortiz, referência em São José dos Campos

    3 de junho de 2026

    Cesta básica sobe pelo quarto mês seguido no Vale do Paraíba; veja a situação em cada cidade

    2 de junho de 2026

    MPF quer reparação para vítimas da ditadura no ITA e pede indenização de R$ 5 milhões

    1 de junho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado

    APS Group




    Unitau



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    [email protected]

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    [email protected]

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    [email protected] 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.