As composições de um joseense estão na voz de vários cantores sertanejos e talvez você não faça a menor ideia disso. Heitor Osses, conhecido como Bonilha, soma mais de 50 músicas autorais e alguns sucessos digitais. Uma de suas favoritas, “Todo mundo tem um anjo”, gravada pelo cantor Alex Fava, tem mais de 1,4 milhão de visualizações no YouTube.
Foi Bonilha também quem criou a primeira composição da dupla Pedro Henrique & João Victor, jovens da bolha teen que acumulam mais de um milhão de seguidores no Instagram e hoje são agenciados pela WorkShow, escritório que cuida da carreira de muita gente grande no sertanejo.
A vivência de infância no sítio e o gosto pela música caipira levaram Bonilha para esse caminho profissional. A carreira começou aos 15 anos depois que ganhou um violão de seu pai. As primeiras canções vieram na escola brincando com os amigos e desenvolvendo sua habilidade de criar. Bonilha usava o tempo do intervalo para fazer músicas engraçadas e logo percebeu que levava jeito na hora de compor.
Em 2005, Heitor decidiu criar um blog para postar suas músicas e deixar tudo registrado. Foi assim que alguns anos depois chamou a atenção de um cantor de São José do Rio Preto, interessado em gravar uma de suas composições.
“O cantor me ligou querendo saber como fazia para gravar uma música minha. Eu não sabia como funcionava e nem quanto cobrar. Fui buscar informações. A partir daí eu percebi que poderia encarar a composição como uma profissão.“
A parceria rendeu uma música engraçada, que saiu do meme “Luiza no Canadá”, uma febre na internet em 2012. O meme surgiu de um comercial de um prédio residencial na Paraíba em que Gerardo Rabello convida uma família para falar sobre o empreendimento, mas menos Luiza, que estava no Canadá. Bonilha se inspirou na história, compôs a música “Menos a Luiza” e viralizou.
Veja um vídeo recuperado da música e a letra abaixo:
“Rubinho vai de Ferrari
Luan vai de Santana
Eu vou de van pra levar minhas barangas
E vai rolar a festa, todo mundo vai tá lá
Menos a Luiza que está no Canadá
Tcha tcha tcha… tcha tcha tcha tcha tcha…. Menos a Luiza que está no Canadá”
A paródia depois ainda virou a música “Festa na Van”, na voz da dupla Nando & Raphael. A letra foi adaptada, e na versão oficial o cantor Gustavo Lima também foi incluído na brincadeira, que já tinha o piloto Rubinho Barrichello e Luan Santana.
Bonilha cita o encontro com o pequeno cantor Luís Miguel e seu pai, Gil, como o momento mais marcante de sua carreira. O menino tinha acabado de ser rejeitado em uma seletiva do programa The Voice Kids e para curar sua tristeza, o pai queria encontrar alguém que gravasse uma música do filho.
“Eu tinha uma música chamada ‘Corrente do Bem’, que fiz com os meus parceiros Abel Carvalho e Eliseu Mattias, e mostrei pra eles. Eles adoraram a música, mas não tinham condições de gravar. Então conseguimos gravar com a ajuda de amigos.”
“Corrente do Bem” foi um sucesso. Depois de lançada, a música bateu 1 milhão de visualizações nas redes sociais em apenas uma semana. Ela abriu as portas para o cantor mirim, que conseguiu chegar ao The Voice Kids e ainda cantou no programa Canta Comigo, da TV Record. Atualmente, a música é tema da ONG “Amigos do Bem”, que desenvolve trabalhos sociais e educacionais no Nordeste.
Hoje, Luís Miguel tem 15 anos e conta com 12 mil seguidores no Instagram, além de uma agenda recheada de shows.
O gênero do sertanejo é muito popular no Brasil e a internet conseguiu deixar a música mais democrática e acessível, tanto para artistas, quanto para ouvintes, na análise de Bonilha.
“Qualquer artista consegue gravar o seu trabalho e divulgar. Antigamente era mais difícil, o acesso a gravação era para poucos. A música sertaneja possui várias vertentes que agrada desde o mais jovem com as levadas mais modernas até os mais idosos que gostam da música sertaneja raiz”, afirmou.
Porém, o trabalho de um compositor não é tão fácil, porque não há tanta exposição quanto os cantores recebem por performar as músicas. Para Bonilha, este reconhecimento deve ser feito, primeiramente, pelo próprio compositor. “Falta os próprios compositores se valorizarem. Precisam entender que a composição é o inicio de tudo. Sem a composição não existe música, não existe produção e nem shows”.
Foi por isso que Bonilha teve a ideia de ajudar os compositores que estão em começo de carreira e criou o compositorsertanejo.com.br.
“Eu faço um trabalho com os artistas iniciantes. Muitos não possuem uma música de trabalho, um clipe. Tenho uma plataforma que tem por objetivo unir os compositores aos artistas. É um projeto recente, mas que eu acredito demais. Nesta plataforma o compositor consegue divulgar as suas composições para os artistas e fazemos a ponte entre esses profissionais”, explica.
O site apresenta os compositores e seus trabalhos, expõe eles a uma comunidade de profissionais e facilita para que produtores e artistas em busca de composições achem o match perfeito para seus projetos. Algumas das composições de Bonilha inclusive podem ser encontradas por lá.
No segundo jogo da final do Paulista, o São José Basketball até lutou, mas foi superado pelo Franca e ficou …
23 horas atrásO famoso Terreno das Vaquinhas, na zona oeste da cidade, está cada vez mais perto de se concretizar como um …
2 dias atrásA Justiça concedeu decisão favorável à Prefeitura de São José dos Campos (SJC) e suspendeu a liminar que determinava redistribuição …
2 dias atrásNo primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, o São José Basketball perdeu para o Franca, por 82 a 68, …
3 dias atrásA primeira partida da final do Paulista de Basquete 2024 será disputada nesta segunda (7), às 20h, na Farma Conde …
4 dias atrásUm carro da Prefeitura de Jacareí pegou fogo no início da tarde desta segunda-feira (7), no centro do município.
O veículo …
O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) abriu processo seletivo para contratação de profissionais de …
4 dias atrásUm motorista, ainda não identificado, provocou o atropelamento de um grupo de jovens na noite de sexta (4) no Urbanova, …
6 dias atrásO Burguer King vai dar uma batata frita média ou uma onion rings, de mesmo tamanho, para os eleitores que …
7 dias atrásA partir desta segunda (7), motoristas de São José dos Campos, vindos do bairro Limoeiro, devem se atentar a um …
7 dias atrás