Lembra do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade?
Ele diz assim: João amava Teresa, que amava Raimundo, que amava Maria, que amava Joaquim, que amava Lili, que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes, que não tinha entrado na história.
Pois é, o enredo do poema é igual à escolha do vice na chapa de Anderson Farias (PSD) a prefeito de São José dos Campos. Toda semana, lideranças dos partidos que apoiam Anderson se reúnem para deliberar sobre isso. Fazem parte do grupo PSD, PP, Republicanos, MDB, PRD, Solidariedade e Podemos. Já foram três rodadas de votação sobre o tema, que ainda permanece em aberto.

Na primeira rodada deu 1 voto para o coronel Wilker dos Santos Lopes (MDB), 1 voto para Renata Paiva (PSD) e 3 votos para Robertinho da Padaria (PRD). Uma semana depois, em nova rodada, foram 3 votos para Robertinho e 3 para a coronel Eliane Nikoluki (PP) — nome que ressurgiu, aí, nos debates. Na terceira rodada, mais um resultado diferente: 3 votos para Robertinho e 3 para Wilker. A rodada final será dis 19, sexta-feira, um dia antes da convenção de sábado, que vai oficializar a candidatura de Anderson. O que vai dar?
PRB, Solidariedade e Podemos têm votado fechados com Robertinho, mas existe resistência ao nome dele por parte dos “cardeais” do PSD.
Nikoluk seria uma espécie de surpresa de última hora. Ela sempre foi a favorita de Felício Ramuth (PSD), que coordena todo o processo, e do próprio Anderson. Mas a coronel da reserva da PM está (ou estava, quem sabe?) desgostosa com a política e ainda com dívidas ligadas à sua última campanha, em 2020, a prefeita de São José dos Campos. Nikoluk tem aparecido, aqui e ali, em enventos políticos nas últimas semanas, sinal que pode estar, sim, voltando à pista. Ela pode acabar referendada como vice na sexta-feira?
Pode, em política, tudo pode.
Ou, quem sabe, surge pela frente um J. Pinto Fernandes, que não tinha entrado na história, e leva o prêmio. Daqui a pouco a gente fica sabendo.
Até lá, segue o baile …
Leia mais em Código Fonte:
Acompanhe também: