A partir desta segunda (1), a emissão da primeira via de RG (Registro Geral), será substituída pela Carteira de Identidade Nacional (CIN) no estado de São Paulo.
O RG continuará válido, mas a mudança ocorre para acelerar o processo de transição. A partir de 2032 a CIN será o único documento válido nacionalmente.

O novo documento adota o CPF como Registro Geral Nacional, eliminando a duplicidade na identificação dos cidadãos e reduzindo a chance de fraudes.
A carteira possui ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade e também saber se o documento foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. A versão digital estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
Leia mais: Conta de luz vai ficar mais cara em julho; saiba o motivo
O agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional pode ser feito pelo aplicativo Poupatempo SP, pelo portal do Poupatempo, pelos totens de autoatendimento e também pelo whatsapp (11) 95220-2974.
A primeira via da CIN é gratuita e na data do agendamento, é necessário apresentar documento com CPF, além da Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia simples).
Acompanhe também: