O estudante joseense, Guilherme Martiniano Rodrigues, de 21 anos, alcançou a aprovação em 14 universidades dos Estados Unidos. Morador do bairro Parque dos Ipês, percorreu toda sua trajetória escolar no ensino público.
Desde a infância, por influência dos dinossauros dos filmes Jurassic Park, tinha o sonho de trabalhar na área de paleontologia, para estudar os seres vivos que viveram na Terra no passado. Conforme cresceu e amadureceu, novos objetivos surgiram e decidiu pela geologia, que estuda a Terra desde a sua origem.
Já formado no ensino médio, por não enxergar muita perspectiva na área no Brasil, Guilherme resolveu entrar para o universo acadêmico internacional.
“O grande motivo para eu optar pelas universidades internacionais, foi por conta da falta de incentivo de pesquisas que tem aqui no Brasil. Eu vejo muito forte essa cultura nos Estados Unidos e em outros países da Europa também, que são voltados para pesquisa e isso incentiva o aluno a estar contribuindo diretamente para a sociedade“, disse o jovem em entrevista ao portal spriomais.
Leia mais: Com quase 22% de cobertura, SJC amplia público-alvo de vacinação contra a gripe
Foi então que, em 2021, começou a estudar no Instituto Van Veen, que prepara para bolsas de estudos em universidades internacionais. Por meio do cursinho, agora em 2024, conquistou 14 aprovações. Para Guilherme, o processo foi de muita aprendizagem e até de autoconhecimento.
“A experiência de construir uma candidatura internacional foi algo totalmente novo para mim. É totalmente diferente do que a gente tem aqui no Brasil e está acostumado. É muito interdisciplinar, envolve muito do aluno ser bom em diferentes áreas e demonstrar ser um aluno completo, desde saber ter uma escrita criativa, participar de atividades extracurriculares, também muito importante os projetos voluntários. Isso foi uma das coisas mais importantes para mim porque me ajudou muito no meu amadurecimento, no meu entendimento de quem eu sou”, relatou.
Para o futuro, os planos são muitos e as oportunidades conquistadas ainda serão analisadas pelo estudante, junto com seus pais, que sem dúvida também fazem parte na vitória do filho.
“Essa tarefa toda não seria possível sem a ajuda de pessoas importantes na minha vida. Sempre tive apoio muito forte dos meus pais e da minha família, sempre me apoiaram, acreditaram nesse sonho. Através também do Instituto Van Ven, eu pude formar laços muito importantes entre os professores, entre os alunos, principalmente com o meu mentor e amigo, o Nicolas, o fundador do Instituto, sempre me apoiou nos momentos ruins e felizes, sempre me deu bons conselhos e também nessa vertente também a minha namorada“, finalizou ele.
Acompanhe também:
O Natal chegou ao CenterVale Shopping de uma forma especial este ano! Para tornar a temporada de festas ainda mais …
22 horas atrásOs coletores de lixo de Jacareí (SP) iniciaram uma greve na manhã desta segunda-feira (2). A paralisação, que não tem …
23 horas atrásA Prefeitura de Taubaté anunciou vai ampliar os horários de ônibus do transporte público a partir desta segunda-feira (2) devido …
23 horas atrásO Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos abre o mês de dezembro com 697 vagas de …
2 dias atrásO atacante Yuri Alberto, natural de São José dos Campos, está vivendo a sua melhor temporada como jogador profissional de futebol …
2 dias atrásOs joseenses que trafegam pela Rua Benedito Julião Machado, localizada na Vila Tupi, precisam ficar atentos, porque a rua será interditada …
2 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que algumas vias na região do Jardim das Indústrias estarão interditadas neste domingo (1) devido à …
3 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que o Parque Santos Dumont, localizado na Rua Presidente Eng. Prudente Meireles de Moraes, 1000, …
3 dias atrásO São José Basquete mais uma vez dominou a Farma Conde Arena, ao vencer o União Corinthians por 98 a 82, na …
3 dias atrásAs obras de instalação da cobertura retrátil na piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi, região sul da cidade, estão …
4 dias atrás