21 de maio de 2025
São José dos Campos 23° C
Tempo limpo
Dollar R$ 5,656
21/05
SJC 23° C
R$ 5,656


Mais Destaques, O mundo em movimento

Na estrada: de olho na segurança dos viajantes ocasionais

Redação spriomais • 23/03/2024, às 14:11

Se o uso do carro é útil, proveitoso, no dia a dia, para dar conta das nossas tarefas em casa e no trabalho, na hora de pegar a estrada ele se torna prazeroso, com todos os espaços ocupados pela família na busca de uma jornada aprazível, divertida.

Nesses casos, os ocupantes não são viajantes habituais e muitas vezes não estão acostumados a se precaver em relação a segurança.

Painel de controle da Ford Maverick; Estudos indicam que metade dos brasileiros não usa cinto de segurança no banco de trás

Painel da Ford Maverick (Foto: Reprodução/Ford)

O que devemos buscar num carro para garantir a segurança dos ocupantes? A segurança está sempre alinhada ao conforto, um carro confortável passa tranquilidade e leva os ocupantes a observar melhor as condições de segurança. A começar por esse equipamento fundamental e muitas vezes ignorado: o cinto de segurança.

Estudos indicam que metade dos brasileiros não usa cinto de segurança no banco de trás. Um levantamento feito pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que apenas 50,2% da população afirma usar o cinto quando no banco traseiro (79,4% usam no banco dianteiro). Observe que os viajantes eventuais são mais displicentes em relação à segurança. Devem, portanto, ser alertados pelo motorista, que está mais habituado com o veículo e é o responsável por todos os ocupantes do carro.

Ao utilizar o cinto de segurança no banco de trás, o passageiro também está protegendo o motorista e o carona da frente. Numa colisão, o uso do cinto reduz o risco de vida do passageiro de traz, pois impede que ele seja projetado para frente, atingindo o motorista e o carona. A uma velocidade de 50 km/h uma pessoa de 70kg de peso se transforma numa força de mais de duas toneladas, é como cair do quarto andar de um prédio.

Já uma pessoa arremessada para fora do caro tem uma chance, em cinco, de sobreviver.

Com a implantação do airbag em todos os carros vendidos no Brasil (passou a ser lei em 2009), muita gente considerou que o equipamento poderia dispensar o uso do cinto. Terrível engano. Os dois equipamentos são necessários e se complementam.

Nesta série que estou fazendo com a picape Ford Maverick já falei aqui sobre o motor de 253 cavalos, da boa retomada de velocidade, da direção esportiva, a direção noturna, mas eu considero a segurança e o conforto os dois pontos mais importantes num carro quando você faz uma viagem com a família.

A segurança se traduz não só nos equipamentos de alta tecnologia, mas em soluções simples, como a criação de um lugar próprio pra deixar o celular, que na Maverick é no painel. Você não deve falar ao telefone ao dirigir, mas só o fato de pegar no aparelho para acionar o sistema de viva voz já pode configurar uma distração.

São detalhes que na hora de comprar um carro você acaba nem notando, porque são aspectos secundários, mas que dão mais conforto e segurança pra motorista e passageiros.

A Maverick tem sete airbags e alguns equipamentos de segurança de vital importância, como o Assistente Autônomo de Frenagem e Detecção de Pedestres, que informa o motorista por sinais sonoros e visuais em caso de eminência de colisão. Tem também um sistema que controla automaticamente o carro numa descida íngreme: você aciona o equipamento e tira o pé do freio, deixa o carro livre, ele desce vagarosamente a ladeira, com total segurança.

Acompanhe a jornada da Ford Maverick

Ouça aqui o boletim sonoro em mais essa etapa da aventura com a picape Ford Maverick

Bancos da frente e painel de controle da Ford Maverick

(Foto: Reprodução/Ford)

Acompanhe também: 

Instagram

Youtube

Facebook

Twitter

Spotify



* A opinião dos nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do portal spriomais.

Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a spriomais.


QR Code do Grupo de Noticias spriomais

Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!

Entrar no grupo



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da spriomais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Publicidade















+ noticias

Cidades

Após incêndio, São Sebastião coloca ônibus escolares temporários para rodar

Ônibus escolares foram queimados e substituidos em São Sebastião (Crédito: Daniela Andrade/ PMSS)

Após o incêndio que destruiu ônibus escolares na …

1 dia atrás
Esporte

Transparência em jogo: publicação em jornal é exigência legal para clubes da Timemania

(Créditos: Freepik/IA)

A transparência é um dos pilares essenciais quando se trata da administração de recursos públicos e da gestão financeira …

2 dias atrás
Cidades

Santaninha: escola centenária de São José recebe certificação 5.0

Emefi Santana do Paraíba celebra 105 anos com modernização, nova estrutura e reconhecimento inédito na rede municipal (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)

Em …

2 dias atrás
Cidades

Incêndio em garagem destrói 17 ônibus em Caraguá

Incêndio queimou 17 ônibus em garagem no Porto Novo em Caraguá (Crédito: Divulgação/ CB)

Um incêndio na garagem de uma empresa …

2 dias atrás
Cidades

Balão cai em condomínio no centro de Taubaté

Balão caiu dentro de condomínio no centro de Taubaté (Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Taubaté)

Um balão caiu em um condomínio após …

3 dias atrás
Branded, Polícia

São José reduz 91,16% o número de roubo de veículos

As ações recorrentes do São José Unida refletem o compromisso das forças de segurança e da prefeitura em manter a …

3 dias atrás
Cidades

Governo de SP vai fazer audiências públicas para apresentar projeto de concessão da Estrada de Ferro

Projeto de concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão será apresentado em duas audiências públicas (Crédito: Divulgação/ Governo …

3 dias atrás
Cidades

Meia Maratona interdita vias em SJC neste domingo (18)

Meia Maratona irá interditar quatro dias em SJC; confira quais (Crédito: Divulgação/ Avatar)

A Meia Maratona de São José dos Campos …

4 dias atrás
Cidades

Homem morre após sofrer choque elétrico e cair de telhado em Jacareí

Homem morreu por choque elétrico no cenro de Jacareí (Crédito: Reprodução/ Maps)

Um homem de 36 anos morreu na manhã deste …

4 dias atrás
Branded, Cidades

Campanha do Imposto Solidário prossegue até 30 de maio

As doações serão destinadas para projetos voltados aos idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social (Crédito: Claudio Vieira/PMSJC)

Quer participar …

4 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados