Com as chuvas que caíram na noite desta quarta-feira (24), o Litoral Norte registrou um volume que ultrapassa o esperado para todo o mês de janeiro. Devido aos estragados, famílias ficaram desabrigadas e tiveram que recorrer a casa de parentes e pontos de abrigo.
Além disso, rodovias que vão para a região permanecem interditadas. Não há registro de feridos ou mortos.

Em São Sebastião, o acumulado nas últimas 72 horas é de 155,3 milímetros. Somente na Vila Sahy, na Costa Sul, e uma das regiões mais atingidas pelas chuvas em fevereiro passado, o acumulado no período é de 85,4 mm.
Entre os dias 1º e 24 de janeiro, choveu 297,51 mm segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). O volume é superior ao esperado para todo o mês, que era de 246,mm, e a média geral de 280,1 mm.
Os pluviômetros dos bairros Paúba, Boiçucanga, Boiçucanga 2, Toque-Toque Pequeno, Cambury, Maresias, Praia das Cigarras Juquehy 2 e Morro do Abrigo registraram mais de 100 mm e chuvas em 72h.
Segundo a prefeitura, o Plano de Contingência da Defesa Civil foi acionado e todas as secretarias estão preparadas, já que ainda há previsão de chuva para hoje (25) e amanhã (26).
O vice-prefeito Reinaldinho Moreira acompanha a situação junto ao Centro de Operações Integradas (COI) e nas áreas mais afetadas. Ele destaca que, por conta da atual situação, o município se encontra em estado de alerta, pois há risco de escorregamento de terra e novos alagamentos.
Leia também: Chuvas no Litoral Norte deixam desabrigados e situação é classificada como ‘extrema’ pelo Inmet
Caraguatabuba
A chuva no Litoral Norte também atingiu Caraguá, que registrou um acumulado de 155 milímetros nas últimas 12 horas, maior do que o esperado para três dias (com 150 mm). Os maiores volumes foram registrados nos bairros Jetuba, Massaguaçu, Tabatinga e Porto Novo, de acordo com a Defesa Civil.
O município se encontra no “Estado de Atenção”, de acordo com o PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil).
A cidade também registrou pontos de alagamentos. Na região do Jetuba o escoamento foi dificultado por conta da maré alta durante a madrugada.
O volume de água alagou parte das Unidades Básicas de Saúde do Porto Novo e Casa Branca. Os funcionários realizam limpeza nos locais para restabelecer o atendimento ainda hoje (25).
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos trabalham nos bairros para desobstrução de locais com problemas de escoamento das águas.
O Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) emitiu um alerta apontando para risco alto de movimento de massa por conta do acumulado de chuva. O monitoramento nas áreas de risco continua sendo realizado pelas equipes da Defesa Civil.
Contatos de emergência
Em caso de emergência, a população do Litoral Norte pode ligar para os telefones da Defesa Civil (199), Polícia Municipal (153) e Corpo de Bombeiros (193).
Acompanhe também: