A empresa alegou que o aumento foi necessário para compensar a inflação acumulada e outros custos, como combustíveis.

Conforme explicado pela EMTU, o reajuste médio foi de 13,64%, ante os 28,4% da inflação acumulada desde a última revisão tarifária, em janeiro de 2020.
“O reajuste se deve também ao aumento dos combustíveis e outros bens de consumo de operação, como a elevação do custo de mão de obra e, no caso dos veículos elétricos, também a elevação do custo da energia elétrica”, explicou a empresa.
Os novos valores podem ser consultados no site da EMTU.
Leia também: São José teve 10 mil empregos com carteira assinada criados em 2023
Principais linhas com aumento
A linha 5114, que vai do Terminal Rodoviário de Jacareí ao Terminal Rodoviário de São José dos Campos, sofreu o maior aumento, de R$ 0,70. A passagem passou de R$ 5,05 para R$ 5,75. A linha é a mais utilizada na região.
A segunda linha mais utilizada, a 5505, que vai da balsa de São Sebastião à Rodoviária de Caraguatatuba, teve um aumento de R$ 0,80. A passagem passou de R$ 5,90 para R$ 6,70.
A linha 5312, que liga Lorena a Guaratinguetá, foi a terceira mais utilizada em 2022 e teve um aumento de R$ 0,65. A passagem passou de R$ 4,70 para R$ 5,35.
Veja também: