A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) anunciou a consulta pública dos critérios de capacidade de voo do carro voador da Eve Air Mobility, chamado de eVTOL.
Os critérios propostos estão abertos para consulta até meados de fevereiro de 2024.
Alguns dos pontos citados na atual versão do documento citam: peso e centro de gravidade, velocidade segura, desempenho de decolagem e estabilidade.
Qualquer pessoa que quiser contribuir, pode preencher o formulário com suas sugestões e justificativas no site do Governo.
Dessa forma, a agência reguladora analisará o feedback recebido no período, considerando possíveis ajustes nos critérios.
Essa etapa representa um marco no processo de certificação, com o intuito de avançar no desenvolvimento da aeronave.
Posteriormente, será divulgada a versão final dos critérios de certificação. Com esta etapa concluída, a Eve e a Agência focarão nos requisitos a serem atendidos para a certificação efetiva do veículo.
Vale ressaltar que a ANAC é a autoridade certificadora para o projeto de eVTOL.
Leia mais: De São José, empresa vai desenvolver lançador de satélites financiado pelo Estado
Luiz Valentini, diretor de tecnologia da Eve, comentou sobre o marco:
“A publicação dos critérios de aeronavegabilidade marca um passo fundamental na jornada da Eve rumo à certificação de sua aeronave, e a oportunidade para comentários públicos favorece a harmonização das bases de certificação entre os diversos atores da indústria e as várias autoridades reguladoras.”
Aliás, a Agência destaca que os critérios de aeronavegabilidade são exclusivos para o modelo EVE-100 e as regras gerais não são aplicáveis a qualquer pessoa ou entidade.
O processo de certificação segue os procedimentos padrão para aeronaves da “categoria de classe especial”, cumprindo os requisitos de aeronavegabilidade nas atuais regulamentações, além de outros critérios.
Além disso, em iniciativa para o reconhecimento global, a Eve também validou o CT junto à Administração de Aviação Civil dos EUA (FAA) neste ano e busca alcançar uma validação simultânea.
Em publicação oficial, a ANAC convida pessoas para contribuir com a consulta, especialmente aquelas interessadas no tema, como potenciais solicitantes de um Certificado de Tipo para aeronaves semelhantes e potenciais operadores de aeronaves.
Por fim, outras informações estão disponíveis na aba de consultas setorias da página da Agência.
Acompanhe também:
O Natal chegou ao CenterVale Shopping de uma forma especial este ano! Para tornar a temporada de festas ainda mais …
23 horas atrásOs coletores de lixo de Jacareí (SP) iniciaram uma greve na manhã desta segunda-feira (2). A paralisação, que não tem …
24 horas atrásA Prefeitura de Taubaté anunciou vai ampliar os horários de ônibus do transporte público a partir desta segunda-feira (2) devido …
24 horas atrásO Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos abre o mês de dezembro com 697 vagas de …
2 dias atrásO atacante Yuri Alberto, natural de São José dos Campos, está vivendo a sua melhor temporada como jogador profissional de futebol …
2 dias atrásOs joseenses que trafegam pela Rua Benedito Julião Machado, localizada na Vila Tupi, precisam ficar atentos, porque a rua será interditada …
2 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que algumas vias na região do Jardim das Indústrias estarão interditadas neste domingo (1) devido à …
3 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que o Parque Santos Dumont, localizado na Rua Presidente Eng. Prudente Meireles de Moraes, 1000, …
3 dias atrásO São José Basquete mais uma vez dominou a Farma Conde Arena, ao vencer o União Corinthians por 98 a 82, na …
3 dias atrásAs obras de instalação da cobertura retrátil na piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi, região sul da cidade, estão …
4 dias atrás