Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Curiocidades
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Esquecimento Global
      • Fora do Cabide
      • Ofício das Palavras
      • Playlist de maestro
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Prefeitura SJC

    Você está em:Início » Baleia é encontrada morta na praia da Ponta Azeda em Ilhabela
    Cidades

    Baleia é encontrada morta na praia da Ponta Azeda em Ilhabela

    15 de dezembro de 2023Updated:15 de dezembro de 2023Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link

    Mais uma baleia foi encontrada morta no Litoral Norte e desta vez, na praia da Ponta Azeda em Ilhabela.  A segunda baleia foi avistada boiando nesta quinta-feira (14), por equipes do Projeto Baleia Jubarte e do Instituto Argonauta.

    O animal tinha cerca de 10 metros de comprimento e aparentava ser da espécie de Baleia-de-Bradyde, que permanece nos trópicos e não migra para a Antártida. Devido a isso, é comum sua aparição na região.

    Baleia de cerca de 10 metros encontrada morta na Praia da Ponta Azeda em Ilhabela
    Baleia encontrada morta na praia da Ponta Azeda em Ilhabela tinha cerca de 10 metros (Foto: Divulgação/Instituto Argonauta)

    Materiais biológico como pele e músculos foram recolhidos para confirmação da espécie, que foi ancorada para se decompor naturalmente. A causa da morte não foi identificada.

    Essa é a segunda baleia encontrada morta na região. Na manhã desta quarta-feira (13) um animal foi encontrado próximo à Ilha Anchieta em Ubatuba. Na ocasião, o Instituto Argonauta foi informado sobre duas baleias terem sido encontrado mortas. No entanto, somente uma havia sido localizada até então.

    Baleia-de-Bryde

    A Baleia-de-Bryde vive entre a região costeira e oceânica, com ocorrência durante o ano todo. Ela se alimenta de peixes e de pequenos crustáceos, podendo chegar até 16,5 metros de comprimento. No verão,  se aproxima mais da costa em devido da presença de cardumes. Na região sua presença é bem comum.

    De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (em inglês, IUCN Red List ou Red Data List), a Baleia-de-Bryde está classificado no grupo “menor preocupação”. No entanto, a espécie sofre com os impactos da interação antrópica, a exemplo de outros animais marinhos, causados pela pesca, os efeitos das mudanças climáticas e alterações no ambiente marinho. 

    Acompanhe também:  

    Instagram

    Youtube

    Facebook

    Twitter

    Spotify

     

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresLitoral Norte ganha radar para monitorar tempestades e sirenes de alerta começam a funcionar
    Próxima Notícia Restart retorna para São José em abril com turnê de despedida

    Notícias Relacionadas

    Cesta básica sobe 1,85% em junho no Vale e atinge quase R$ 3 mil, aponta Unitau

    2 de julho de 2026

    São José dos Campos amanhece dominada pela neblina; frente fria deve diminuir temperatura

    2 de julho de 2026

    Prefeitura de Taubaté anuncia que não renovará contrato de gestão do HMUT

    1 de julho de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado






    Tachão



    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.