Apenas aguardando a sanção do prefeito José Saud (MDB), o projeto que institui a criação de um programa de escolas cívico-militares na rede municipal de ensino será uma realidade em breve na cidade de Taubaté.
A proposta, de autoria do próprio Saud, foi aprovada em 1ª e 2ª votação pelos vereadores em sessão na Câmara Municipal na noite desta terça-feira (5).
No segundo turno de votação, o projeto foi rejeitado apenas por duas parlamentares: as vereadoras Elisa Representa Taubaté (Cidadania) e Talita Cadeirante (PSB). Outros 11 vereadores votaram a favor.

No texto enviado ao Legislativo, Saud destaca o sucesso do programa quando implantado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e argumenta que o modelo pode trazer “uma educação de excelência, baseada nos valores cívicos, morais e éticos, além de promover a disciplina, o respeito, a hierarquia e a meritocracia entre os alunos”.
A proposta prevê a contratação de um comandante, um subcomandante, a implementação de um código de ética e a criação de uma comissão para monitoramento e avaliação das ações e resultados, que será designada por meio de decreto municipal.
A expectativa é de que o programa atenda alunos de ambos os sexos que estejam cursando o Ensino Fundamental II. Segundo o texto, serão usados como “instrumentos educacionais o ensino do civismo, o respeito às leis, aos direitos e deveres do cidadão e dos ideais da família”.