A Defesa Civi de São José dos Campos terá em breve um aplicativo próprio para informar e alertar moradores sobre eventos climáticos e desastres naturais.
A novidade foi anunciada pelo coordenador do órgão, José Benedito da Silva, durante participação no Podcast Talk+.

Atualmente a população tem acesso somente ao aplicativo da Defesa Civil estadual, o “Alerta SP” (disponível somente para Iphone no momento), que fornece alertas regionais e muitas vezes não tão precisos individualmente para as cidades.
“Ele [usuário] se cadastra pelo CEP, então onde ele estiver ele recebe orientações, mas são orientações regionais. Às vezes fala ‘tá chovendo em Jacareí pode chegar em São José’, mas às vezes não chega. Pode dar a previsão de uma chuva mais tranquila, mas pode dar uma tempestade”, explicou Dito, como é conhecido o coordenador.

Ainda sem previsão de lançamento, o aplicativo deverá reunir informações exclusivas sobre os eventos climáticos na cidade, além de fornecer alertas locais e dicas para os moradores.
Veja mais da cidade: SJC tem mais de 50 áreas com risco de escorregamento e inundações, aponta Defesa Civil
Para efeito de comparação, o aplicativo estadual disponibiliza informações e orientações sobre:
- Inundações;
- Tempestades, raios e granizo;
- Deslizamentos de terra;
- Vendaval;
- Afogamento;
- Queda de energia;
- Alertas de emergência;
- Calor extremo;
- Baixas temperatiras;
- Produtos perigosos;
- Incêndios florestais;
- Estiagem;
- Voluntariado
Na App Store, loja de aplicativos da Apple, o “Alerta SP” tem nota de 1,8 na avaliação dos usuários.
Assista a entrevista com o coordenador da Defesa Civil de São José
Acompanhe também: